Comércio Social possibilita ao E-commerce novas oportunidades de vendas

| 30/10/2009 - 03:30 AM | Comentários (0)

Sendo considerado a melhor possibilidade em termos de negócios, o Comércio Eletrônico, é projetado no Brasil como o mais progressor dos segmentos comerciais devido ao seu faturamento e seu crescimento a cada ano. Estimado para mais de R$ 10 bilhões, o faturamento esperado para 2009, supera expectativas de crise e se destaca em comparação a outros setores da economia.

Hoje no Brasil, mais de 64,8 milhões de pessoas estão conectadas a Internet, segundo um estudo divulgado em outubro pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Esse crescimento é impactado pela popularização do acesso a internet e a facilidade na aquisição de computadores que incluíram de maneira eficaz as classes C e D na rede.

A internet proporciona infinitas opções de navegações por diferentes sites, com conteúdos diversos para todo tipo de público. Um estudo recente divulgado pelo Nielsen Online aponta que, desse número de pessoas conectadas a rede, 80% dos brasileiros gastam seu tempo de acesso na web para interagir em redes sociais.Pensando sempre em inovar e procurar tendências de mercado e buscando estratégia para seus negócios, alguns empresários estão testando novas possibilidades de vendas para se destacar no comércio eletrônico.

A opção do momento é o Comércio Social, sabendo que o povo brasileiro é um dos que passa mais tempo navegando em redes sociais, a solução para aproximar esse usuário do e-commerce, é trazer esse conceito de rede social para o seu negócio online. Assim é possível vender pela internet de uma maneira diferente que interaja com o cliente e fuja do padrão atual de vitrine virtual.

O Comércio Social, que tem como objetivo atender a uma rotina de vendas que interage e dialoga com o cliente. Essa criação de conteúdo colaborativo é enunciado de forma eficaz na propagação em redes sociais.Para Conrado Adolpho, diretor da agência Publiweb Marketing Digital, o Comércio Social, é uma plataforma de comércio eletrônico que traz em sua gênese os conceitos de rede social, tendo como forte aliada a comunicação realizada na chamada web 2.0.

“Com um bom planejamento, essa estratégia vai gerar um número crescente de vendas qualificadas, porque trabalha continuamente a fidelização e a formação de uma comunidade para a marca. Inicialmente é preciso gerar demanda, não há comunidade sem pessoas. Assim, a empresa deve realizar uma ação para não perder os usuários que já visitaram o site pela primeira vez”, comenta Adolpho.

A exemplo disso, algumas ações devem ser implantadas em sua loja virtual para aproximar esse usuário das vendas, promoções relâmpago, concursos culturais, fóruns onde esses consumidores possam opinar, conversar contribuem para facilitar a navegação e o prazer da compra. “A Loja Leopardi, apostou no desenvolvimento de um recurso exclusivo que possibilita a visualização e publicação de depoimentos sobre a loja no próprio site”, comenta o proprietário Ricardo Leopardi.

Para o micro e pequeno empresário que visualize no e-commerce uma oportunidade real de negócio esse, é um meio de diferenciação no mercado. “O consumidor está cada vez menos fiel às grifes e grandes marcas, esse fato representa uma grande oportunidade para os pequenos e médios empreendedores, basta transmitir segurança e ter um bom relacionamento com os clientes. A loja virtual Leopardi é um bom exemplo, hoje o depoimento positivo de um cliente sobre a experiência de compra em uma loja transmite mais credibilidade do que um comercial de produção milionária veiculada no intervalo do Fantástico, por exemplo. Por isso o investimento em um bom atendimento é de extrema importância para o sucesso de um negócio online”

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Categoria: Notícias

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