De acordo com 34% dos varejistas, ações em marketing social aumentam as vendas.

| 18/11/2009 - 02:02 AM | Comentários (0)

Segundo varejistas americanos, as ações em marketing social (páginas colaborativas, blogs, redes sociais etc) resultaram em aumento significativo de vendas.

Os 34% dos varejistas entrevistados pela Forrester Research Inc. declararam que estão satisfeitos com campanhas de marketing social realizadas.

Confira mais dados interessantes da pesquisa:

  • 66% dizem que o retorno sobre o investimento dessas ações ainda não é muito claro;
  • 63% acreditam que agora é um ótimo momento para experimentar (em função do Natal);
  • 58% acreditam que o ROI primordial é ouvir e entender os consumidores;
  • 54% realizam ações agora para não serem os últimos a entrar;
  • 50% participam em função do “buzz” que o assunto gera;
  • 36% usam um conjunto de métricas para avaliar as ações em marketing social;
  • 34% dizem que as ações contribuíram para o crescimento de seus negócios;
  • 28% atuam porque seus concorrentes também o fazem;
  • 15% querem somente agradar a alta administração.

Algumas estatísticas sobre os métodos utilizados para avaliar os resultados:

  • 60% avaliam os cliques oriundos das redes sociais (Ex: Facebook, Twitter etc) para sua loja virtual;
  • 57% acompanham a taxa de crescimento do número de seguidores nas redes sociais;
  • 53% acompanham o número de assinantes ou participantes em blogs ou páginas em redes sociais;
  • 42% avaliam os visitantes únicos que vieram através dessas ferramentas;
  • 38% investiram no aprimoramento do SEO (Search Engine Optimization);
  • 33% avaliam as ações realizadas pelos visitantes (Ex: quantos vídeos assistidos, e-mails cadastrados, participações em concursos etc);
  • 31% acompanham pesquisas de mercado;
  • 26% avaliam o tempo gasto pelos consumidores lendo o blog;
  • 25% consideram o percentual de produtos com várias avaliações dos consumidores (reviews);
  • 24% acompanham o “Buzz” feito pela mídia em relação a empresa;
  • 21% acompanham o número de visitantes que retorna às redes sociais;
  • 17% não fazem medições;
  • 11% acompanham o número de widgets instalados (Ex: link do desktop para o site de comércio eletrônico).

Para o mercado de e-commerce, é uma boa oportunidade de reavaliar estratégias e aproveitar que estamos no ambiente virtual para aprendermos a lidar com nossos clientes, fornecedores e logística de forma mais harmoniosa e eficaz.

Fonte: Plantão Online

Tags: , , , ,

Categoria: Notícias, Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.