De acordo com 34% dos varejistas, ações em marketing social aumentam as vendas.
Segundo varejistas americanos, as ações em marketing social (páginas colaborativas, blogs, redes sociais etc) resultaram em aumento significativo de vendas.
Os 34% dos varejistas entrevistados pela Forrester Research Inc. declararam que estão satisfeitos com campanhas de marketing social realizadas.
Confira mais dados interessantes da pesquisa:
- 66% dizem que o retorno sobre o investimento dessas ações ainda não é muito claro;
- 63% acreditam que agora é um ótimo momento para experimentar (em função do Natal);
- 58% acreditam que o ROI primordial é ouvir e entender os consumidores;
- 54% realizam ações agora para não serem os últimos a entrar;
- 50% participam em função do “buzz” que o assunto gera;
- 36% usam um conjunto de métricas para avaliar as ações em marketing social;
- 34% dizem que as ações contribuíram para o crescimento de seus negócios;
- 28% atuam porque seus concorrentes também o fazem;
- 15% querem somente agradar a alta administração.
Algumas estatísticas sobre os métodos utilizados para avaliar os resultados:
- 60% avaliam os cliques oriundos das redes sociais (Ex: Facebook, Twitter etc) para sua loja virtual;
- 57% acompanham a taxa de crescimento do número de seguidores nas redes sociais;
- 53% acompanham o número de assinantes ou participantes em blogs ou páginas em redes sociais;
- 42% avaliam os visitantes únicos que vieram através dessas ferramentas;
- 38% investiram no aprimoramento do SEO (Search Engine Optimization);
- 33% avaliam as ações realizadas pelos visitantes (Ex: quantos vídeos assistidos, e-mails cadastrados, participações em concursos etc);
- 31% acompanham pesquisas de mercado;
- 26% avaliam o tempo gasto pelos consumidores lendo o blog;
- 25% consideram o percentual de produtos com várias avaliações dos consumidores (reviews);
- 24% acompanham o “Buzz” feito pela mídia em relação a empresa;
- 21% acompanham o número de visitantes que retorna às redes sociais;
- 17% não fazem medições;
- 11% acompanham o número de widgets instalados (Ex: link do desktop para o site de comércio eletrônico).
Para o mercado de e-commerce, é uma boa oportunidade de reavaliar estratégias e aproveitar que estamos no ambiente virtual para aprendermos a lidar com nossos clientes, fornecedores e logística de forma mais harmoniosa e eficaz.
Fonte: Plantão Online