Estados Unidos é origem de 12% dos ataques de hackers
Um novo relatório da Akamai Technologies revela 12% dos ataques na internet no terceiro trimestre de 2010 tem como origem os Estados Unidos, ligeiro aumento em ralação ao segundo trimestre, quando este percentual era de 11%. A Rússia assumiu a segunda posição com 8,9% dos ataques na web, e a China, que estava na segunda colocação, caiu para a terceira concentrando 8,2% destes ataques.
A Akamai explica que estes ataques são em sua grande maioria de negação de serviço (DDoS), que utiliza uma grande quantidade de computadores zumbis e infectados para gerar tráfego demasiado para um determinado site, superando sua infra-estrutura. A companhia também adverte que os sites de e-commerce são o alvo preferido deste tipo de criminosos, que geralmente são contratados por empresários para atrapalhar as vendas de um determinado concorrente, pois geralmente estes ataques consomem em média 30 GB por segundo, e são poucas as empresas que conseguem suportar um tráfego tão intenso.
As redes voltadas para dispositivos móveis também oferecem inúmeras possibilidades de ataques, diz o relatório. A Itália continua sendo a maior origem destes ataques, representando 28% deles no terceiro trimestre de 2010, bem à frente do Reino Unido, que ficou em segundo lugar com 11%.
Categoria: Crimes