Estudo revela as principais origens de ataques de negação de serviço – DoS
O maior fluxo de tráfego de ataques na web no primeiro trimestre deste ano veio de Myanmar, de acordo com o estudo “State of the Internet Report” realizado pela fornecedora de tecnologias para e-commerce Akamai Technologies. Foi a primeira vez que a nação – também às vezes referida pelo seu nome anterior, Burna – aparece classificada no top 10 do relatório trimestral, que é realizado há quatro anos.
A Akamai prove serviços de entrega de conteúdo para web e usa sua rede global de servidores para estudar ataques na internet. Estes ataques podem incluir distribuições de negações de serviço, que ocorrem quando os atacantes enviam grandes volumes de tráfico para sites em um esforço para sobrecarregar sua infra-estrutura e evitar acessos ao site.
A Akamai afirmou que os ataques vindouros de Myanmar se focam em uma pequena porção da web, e se concentraram entre o final de fevereiro e o início de março. Estes ataques somaram 13% do total global. Ataques originários dos EUA ficaram em segundo lugar, com 10%, seguidos por Taiwan (9,1%), Rússia (7,7%) e China (6,4%).
O estudo também trouxe estatísticas atualizadas sobre o uso da internet. A Akamai afirmou que o número de endereços de protocolos da internet, o número de identificação única atribuído a um dispositivo de web-enabled, aumentou 20% no ano passado, chegando a mais de 584,8 milhões. A Akamai estima que o número de pessoas que acessam a web através destes dispositivos é de cerca de 1 bilhão, já que ele pode ser acessado por mais de uma pessoa.
O crescimento anual no número de IP´s foi maior na Coréia do Sul durante o primeiro trimestre, com 35%, seguida por Itália (28%), China (927%) e Brasil (24%). A média de velocidade global das conexões é de 2,1 megabits por segundo, comparada com uma média de velocidade de 5,3 Mbps dos EUA. O Estado americano de Delaware apresentou a maior velocidade média da pesquisa, com 7,5 Mbps, o que representa uma pequena queda com relação ao ano anterior. Virginia experimentou o maior crescimento anual (24%), com uma conexão média de 5,7 Mbps durante o trimestre.
Categoria: Pesquisas