Google e Facebook acirram disputa pela audiência em março de 2011
Dos cinco maiores sites em termos de visitantes únicos – não de acessos, Bing e YouTube obtiveram o maior crescimento anual, apesar de estarem classificados respectivamente na quarta e quinta posição, segundo dados de um estudo global da CompetePRO. O Google manteve a liderança com cerca de 150 milhões de visitantes únicos, apesar de perder cerca de 2,5% de sua audiência desde março de 2010.
O Google tinha em março de 2010 cerca de 7% mais visitantes do que seu concorrente mais próximo, o Facebook, que detinha cerca de 140 milhões de visitantes.
No ano passado, o Facebook teve crescimento em seu total de visitantes únicos mensais em cerca de 14,5%, enquanto o Yahoo, terceiro colocado, perdeu cerca de 1%, ficando com cerca de 138 milhões de visitantes. Vale lembrar que em 2009 o Yahoo ocupava a segunda posição em acessos. No entanto, o Facebook iniciou um ciclo de crescimento notável em maio de 2009, enquanto que o crescimento do Yahoo se estabilizou.
O Bing não aparecia no levantamento até abril de 2009, quando alcançou o quinto lugar, deslocando a Amazon.com para a sexta posição. O Bing começou a dar sinais de forte crescimento em junho de 2009, fevereiro, março e setembro de 2010 e março de 2011.
Quando se trata de tempo total gasto mensal em acessos, o Facebook está muito à frente de seus concorrentes. Os usuários do Facebook passaram um total de 91,4 bilhões minutos no site em março de 2011, o triplo do seu concorrente mais próximo, o YouTube (cerca de 30.000 milhões minutos). No entanto, em relação ao crescimento anual o Youtube leva uma grande vantagem, crescento133%, comparado a 47% do Facebook.
Também é interessante notar que craigslist.org vem em quinto no tempo gasto mensal, empurrando o motor de busca a Microsoft para fora da lista com cerca de 8,6 bilhões de minutos, representando um declínio de quase 17% em minutos desde Março de 2010.
O Bing tem obtido um crescimento praticamente estável em relação ao tempo de acesso mensal desde abril de 2009, e registrou cerca de 2,5 bilhões em Março de 2011.
Já o Facebook também obteve uma larga vantagem no total de visualizações de páginas no período de março de 2011, marcando cerca de 85 bilhões, três vezes a mais que o segundo colocado, o Google, que registrou cerca de 25,6 bilhões.
Categoria: Disputas