Facebook acirra disputa com Google e Groupon no mercado de anúncios locais nos EUA
O MerchantCircle divulgou os resultados do seu índice de confiança do comerciante, revelando que as novas ofertas de anúncios locais pelo Facebook estão crescendo e já impõem pressão sobre o Google e Groupon.
“O Facebook e outras redes sociais já se estabeleceram como importantes canais de marketing para as empresas locais, e elas realmente estão se utilizando desta popularidade para aumentar suas vendas”, afirmou Darren Waddell, vice-presidente de marketing da MerchantCircle. “A maioria dos comerciantes locais trabalham com orçamentos pequenos e tendem a preferir métodos de marketing mais fáceis e familiares, e este é o motivo por que muitos deles gravitam em torno de marcas conhecidas como o Facebook quando se trata de exibir anúncios de alvos locais e compras coletivas.”
Apenas 22% dos comerciantes utilizaram-se do Facebook Ads desde o seu lançamento, mas 65% afirmaram que gostariam de utilizar novamente o serviço, citando sua facilidade de utilização (67%) e a capacidade de começar e finalizar campanhas (65%) como os principais motivos para continuar com o serviço.
52% afirmaram que a familiaridade com as marcas Facebook e Google os levaram escolher o Facebook Deals ou o Google Offers para anunciar, ignorando ofertas mais competitivas. Outras razões para esta escolha são a maior audiência (26%) e melhor segmentação local (21%).
Enquanto há três meses apenas 50% dos comerciantes que haviam ofertado uma compra coletiva afirmaram que o fariam novamente, 77% dizem que querem repetir o negócio hoje em dia, citando a eficácia na aquisição de clientes (58%), estrutura favorável do negócio (30%) e a rentabilidade (24%) como os três principais motivos. Entre aqueles que não estão dispostos a fazer novamente este tipo de oferta, 42% afirmam que ela não foi eficaz em atrair clientes, 25% que custou caro e 24% disseram perder dinheiro.
A popularidade dos serviços locais de marketing caiu neste trimestre com relação ao anterior. Os dados mostraram que 22% das empresas estão usando o Facebook Places para comercializar os seus negócios, enquanto apenas 7% estão usando o Foursquare, quando respectivamente 32% e 9% afirmaram utilizar-se destes serviços. É a segunda pesquisa seguida que reporta resultados de queda neste quesito.
Os dados do MerchantCircle mostram que os orçamentos de marketing local continuam muito pequenos: 61% dos comerciantes estão gastando menos de US$ 2.500 ao ano nesta modalidade e 73% não tem planos para um aumento do orçamento já neste ano. O tempo também é uma questão critica para os comerciantes, com 375 alegando falta de tempo e de recursos como os seus principais desafios.
Categoria: Pesquisas