Receita global do Facebook deve dobrar em 2011
A receita do Facebook vai mais que dobrar em todo o mundo este ano, saltando de 2 bilhões de dólares regitrados em 2010 para 4,27 bilhões dólares em 2011, de acordo com novas estimativas apresentadas esta semana pela eMarketer.
O estudo mostra que os anúncios ainda são a principal fonte de renda da rede social. Para 2011, são previstos 3,8 bilhões de dólares em receita com anúncios online, crescimento de 104% em relação ao mesmo período de 2010, quando o Facebook faturou 1,86 bilhão de dólares.
No entanto, a empresa se tornou menos dependente desta fonte de receita com o passar dos anos. Em 2009, a receita oriunda de anúncios represetava 95% do total, 6% a mais que os 89% previstos para 2011. Já a receita com a venda de créditos, o Facebook Credits, deve correponder a 11% do total este ano, ante 7% em 2010.
“Os fluxos de receitas do Facebook vão continuar se diversificando, com os anúncios representando uma proporção decrescente da receita total, enquanto outras fontes, tais como o Facebook Credits, vão evoluir”, explica Debra Aho Williamson, principal analista da eMarketer. “Ainda fundamental para o modelo de negócio do Facebook, a publicidade está lentamente perdendo terreno para outras fontes de receitas.”
Globalmente, a receita com o programa de crédios do Facebook deve totalizar 470 milhões de dólares em 2011, acima dos 140 milhões de dólares registrados no ano anterior. A eMarketer ainda sugere que o Facebook deve superar as espectativas para o próximo ano e movimentar 5,78 bilhões de dólares em todo o mundo com anúncios.
Os Estados Unidos ainda representam o principal mercado para o Facebook. Estima-se que este ano a rede social movimente cerca de 2 bilhões de dólares naquele mercado.
Esta é a primeira vez que a eMarketer publicou estimativas da receita total do Facebook, assim como para os lucros da empresa com o Facebook Credits.
Categoria: Pesquisas