Zynga Vs Vostu: O plágio na indústria de games
E a batalha Zynga Vs Vostu continua, com esta última – empresa brasileira criadora de games para redes sociais – contra-atacando a Zynga após ser processada pela líder em jogos sociais no mês de junho. O motivo foi o jogo MegaCity da Vostu, que supostamente infringe direitos autorais, uma vez que os cenários são parecidos aos criados para o game CityVille da Zynga, lançado quatro meses antes.
Inconformada com as acusações, a Vostu decidiu retaliar a gigante norte-americana, afirmando que a Zynga não pode “reclamar direitos autorais do design de objetos e lugares cotidianos, como celeiros, fazendas e cadeiras”. Conforme relatado pelo NYTimes, a Vostu também acusou a Zynga de plagiar outros jogos de sua propriedade no passado.
Mas não são somente estas duas empresas que reclamam a “semelhança” entre jogos, mesmo que eles se baseiem em atividades cotidianas. Começando com o jogo Social City, da Playdom, que foi criado em Março de 2010, foram disponibilizados jogos de diversos outros criadores, incluindo o Quepasa e Gamester, que traziam semelhanças e itens razoavelmente idênticos de uma cidade virtual.
Em jogos que acontecem em restaurantes, as similitudes são ainda maiores. Basta olhar Restaurant City da Playfish, o qual a Zynga, Vostu, You Dong Network e Metrogames tem jogos que oferecem praticamente o mesmo visual e as mesmas funções.
Embora possa parecer que este contra-ataque da Vostu acabe incriminando ela própria por incluir seus próprios jogos na acusação, na verdade, ela está tentando mostrar a Zynga que não deve tentar usar sua força com práticas que ela mesma já fez, sendo igualmente culpada por se utilizar de “empréstimos de idéias”. Além disso, a Vostu também afirma que a Zynga foi longe demais com sua acusação, a ponto de desatar uma parceria potencial que estava se desenhando entre ela e a empresa brasileira para melhorar sua presença no mercado de games sociais no Brasil.
Enquanto esta batalha jurídica lembra o ditado: “O torto falando do aleijado”, é interessante ver uma pequena companhia desafiar um “Golias” dos games sociais como a Zynga (com o seu poderoso departamento jurídico). Seria capaz a Vostu de vencer a Zynga nesta acusação, ou ao menos fazê-la retirar-se calada dos tribunais? Enquanto o resultado não se define, vale dizer que as plataformas de games sociais cresceram mais de 10 vezes entre novembro de 2010 e junho de 2011.
Categoria: Disputas
A Vostu é argentina, não brasileira.