E-commerce deve faturar R$ 10,5 bilhões até o final do ano
De acordo com René Pelegero, diretor sênior da indústria de relações de estratégias da PayPal (empresa do grupo eBay), o comércio eletrônico brasileiro ainda terá muito que crescer ao longo dos próximos anos.
“O País ainda está no começo de tudo”, essa foi a avaliação de Pelegero no E-Commerce Summit 2S 09, realizado em São Paulo. A expectativa de faturamento para o comércio eletrônico até o final de 2009 no País é de R$ 10,5 bilhões.
Segundo estudo divulgado pelo e-bit, o mercado brasileiro encerrou o primeiro semestre com R$ 4,8 bilhões de receita, com um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2008. “O comércio eletrônico proporciona conveniência e otimiza o tempo do usuário”, diz Pelegero.
Junto com a crescente demanda de compras pela internet, o executivo da PayPal alerta sobre o fato de as empresas precisarem converter o crescente número de internautas a realizar compras online. Para ele, o segredo de ter sucesso nesse segmento de venda é colocar o cliente em primeiro lugar.
Uma forma de manter os clientes é oferecer promoções e atendimentos personalizados. “Hoje, os consumidores querem descobrir rapidamente a melhor oferta de produto e não desejam pagar taxa de entrega”, acrescenta.
Porém, além de investir em estratégias de mercado e modelos de atendimentos, a segurança das informações e o recebimento do produto são itens que bloqueiam os usuários da web a adquirir os produtos pelo sistema de e-commerce. “Há uma necessidade de integração entre o comércio, os consumidores e as instituições financeiras, com o objetivo de melhorar cada vez mais o setor, principalmente pela cultura do brasileiro com relação à postura”, finaliza.