E-commerce Summit 2009 discute temas sobre eficiência do comércio eletrônico no país
No próximo dia 27 de outubro, acontece a segunda edição do E-commerce Summit, considerado um dos mais importantes fóruns de discussão de e-commerce no Brasil, reunirá grandes nomes do mercado nacional e internacional. O encontro acontece no Cinemark do shopping Cidade Jardim, em São Paulo. das 8h30 às 19h.
Segundo Mariano Gomide de Faria, Sócio-Fundador da empresa de tecnologia VTEX, o E-commerce Summit 2009 tem o objetivo de unir os principais executivos do mercado para debater temas polêmicos e relevantes ao momento atual de amadurecimento do comércio on-line no Brasil.
A estimativa é reunir cerca de 300 participantes, representantes de varejistas online de todos os portes e segmentos, que terão a oportunidade de conferir e interagir com 25 especialistas em comércio eletrônico, marketing digital, tecnologia da informação, segurança contra fraudes, entre outros. Os presentes poderão trocar conhecimento para aprimorar as ações realizadas em suas lojas virtuais e acompanhar o forte crescimento do setor.
Entre os destaques, estarão presentes palestrantes como Flavio Dias, Diretor Geral de E-commerce do Wal-Mart, que abordará o caso de sucesso do WalMart.com.br e René Pelegero, Diretor Senior da Indústria de Relações e Estratégias do PayPal Inc, do Grupo eBay, que trará um retrato global sobre aprendizados e inovações nos meios de pagamentos on-line. Com passagem pela gigante Amazon e atualmente na Paypal, maior empresa de pagamentos on-line do mundo, o especialista abordará suas experiências e vai explorar as tendências internacionais para nortear os rumos do varejo online no Brasil.
E, como aplicações fundamentais e complementares para evolução do comércio eletrônico, o E-commerce Summit trará Mesas Redondas com debates de assuntos como: a Eficiência e Controle de conversão de investimento em marketing; O que rolou no Shop.Org e Caso Zappos; Tecnologia aplicada ao Negócio e Inovação e a Eficiência dos Meios e Pagamento e Gestão de Fraudes. O evento também trará cases de sucesso de lojas virtuais B2B – Officer -, e B2C – Wal-Mart -.
“Procuramos reunir grande parte dos executivos da cadeia de comércio eletrônico no Brasil para discutirmos assuntos importantes para o aprimoramento contínuo da performance do e-commerce no mercado nacional. O setor cresce de forma acelerada e é preciso acompanhar a demanda dos consumidores, cada vez mais presentes nas lojas virtuais. São 60 milhões de computadores em uso (fonte: FGV) e 36,4 milhões que acessam a web (fonte: Ibope Nielsen Online). Os mais de 16 milhões de usuários de home banking projetam uma grande demanda ainda adormecida.”, explica Mariano.
A estabilidade econômica, o crescente poder de venda das classes B, C e D e a imersão digital (vendas de computadores batendo recorde) que ocorre no Brasil cria, a cada mês, milhares de novos clientes. “Para atendê-los, não precisamos abrir novas filiais. O grande varejo descobriu, evidenciado pelo sucesso do caso Wal-Mart, o e-commerce e, com isso, investe pesado”, completa o executivo da VTEX.
“A ideia é tentar aprimorar as boas práticas com o mercado em franco crescimento. Não tem porque esperarmos uma crise no mercado on-line para discutirmos como podemos melhorar”.
O evento irá discutir sobre os próximos passos da cadeia, com assuntos sobre o que fazer para levar ao consumidor final maior segurança e oportunidades, como sobreviver na era do E-commerce 2.0 e a ligação dessa sustentabilidade com a importância do relacionamento com o cliente, desde as ações de marketing ao pós venda.
O E-commerce Summit reuniará executivos de empresas como Wal-Mart, Natura, Submarino, Magazine Luiza, Mercado Livre, Pão de Açúcar, Renner, Polishop, TAM, Avianca, Nokia, Sony, C&A entre outros grandes players e representantes das principais empresas de tecnologia do mercado para discutir o futuro do comércio eletrônico no país.
“Temos condições de sermos competitivos em escala Global. Possuímos o mais eficiente sistema financeiro do mundo, por que não possuir os mais eficientes varejistas digitais do mundo? Temos a obrigação de sermos ambiciosos. Temos que viver a realidade do Brasil e da economia globalizada de hoje”, completa Mariano.