Google desafia bloqueio chinês e inclui Twitter em resultados de busca
Em mais um passo que desafia o governo da China, o Google introduziu um canal de atualização em tempo real do Twitter em seus resultados de busca na versão chinesa do buscador, informou nesta quinta-feira (25/3) o jornal Los Angeles Times.
Nem todos os tweets são exibidos. O Google inclui nos resultados apenas as mensagens mais relevantes, relacionadas aos termos de busca mais populares.
O microblog Twitter é um dos serviços online bloqueados pelos instrumentos de censura do governo chinês na web. Ele entrou na lista dos sites censurados há nove meses.
Em 15/3, o cocriador do Twitter, Jack Dorsey, disse que a entrada do Twitter na China era questão de tempo, e que o microblog poderia criar uma versão em chinês do serviço.
Desde terça-feira (23/3), os usuários chineses que acessam o site de buscas do Google são redirecionados para o portal do Google em Hong Kong, que não se submete às regras de censura do governo daquele país.
O Google também incluiu, em seu site de Hong Kong, uma versão em chinês da declaração oficial da empresa que explica por que considera deixar a China.
Categoria: Lançamentos, Notícias