Homem da lance em seu próprio leilão no Ebay e poderá ser multado em R$ 135 mil
O britânico Paul Barrett, de 39 anos, pode enfrentar multas de até R$ 135 mil (50 mil libras) por ter dado lances em seus próprios produtos à venda no site de leilões eBay. Segundo o “Daily Mail”, Barret é a primeira pessoa no Reino Unido a ser julgado por esse comportamento.
Ao todo, Barret acumulou 10 infrações às leis do consumidor britânicas. Para inflacionar os produtos que vendia, ele usava outras duas contas no eBay – uma em seu nome, para dar lances nos produtos da conta principal, e uma com outro nome, para fazer comentários positivos sobre o “Paul vendedor”.
Em seus termos de serviço, o eBay avisa que a prática de dar lance em seus próprios produtos (conhecida como “shill bidding”) vai contra as regras do site e leis federais. Em sua defesa, Paul pediu desculpas e disse que “não sabia que estava fazendo algo errado”.
As contas de Paul no eBay foram suspensas, segundo o Daily Mail, mas a sentença do Tribunal da Coroa foi adiada. Paul mora em Stanley (County Durham, Inglaterra) e administra uma empresa de aluguel de vans. Ele também já foi acusado de vender veículos com a quilometragem adulterada.