HP: loja virtual própria não competirá com outros fornecedores
Com sua loja online, anunciada na segunda-feira (26/4), a HP não quer competir com varejistas e sim levar seus produtos a lugares aonde outros fornecedores não chegam, não importa se for com uma workstation ou com um cartucho de tinta.
Parte de uma estratégia de expansão geográfica, o site complementa as HP Stores, lojas com identidade visual e produtos da HP, mas que são administradas por parceiros de canais. “É a primeira vez que se lança um site de vendas online com a cara HP no Brasil”, afirma a diretora de marketing do grupo de computação pessoal da HP, Renata Gaspar.
A política de preços da Loja Online HP será a de oferecer os produtos pelo preço de lista, tal como é sugerido para outros varejistas. “Temos uma política de canais, queremos evitar conflitos”, justifica. A HP diz que não haverá disputa por clientes por meio de descontos e promoções, ações comuns no e-commerce.
Mas a compra online, a entrega com frete grátis em todo o Brasil e a oferta do catálogo completo podem atrair compradores que buscam comodidade, aposta Renata. “Principalmente em acessórios, cartuchos e toners, onde a variedade é grande e nem sempre é fácil encontrar o que se procura em lugares remotos.”
Seleção
Para escolher a empresa que administraria o site, a HP promoveu uma seleção, tal como faz com quem deseja abrir uma HP Store.
Para fazer parte da HP Store, um lojista deve solicitar seu credenciamento à HP. “É como uma franquia. A equipe da loja passa por treinamentos e deve obedecer a regras conhecidas por todos”, explica Renata. Atualmente há 18 HP Stores em funcionamento no País, e a meta é ampliar esse número para 40 até o fim do ano.
Com o site, o processo foi parecido, “com a diferença de que só havia espaço para um parceiro”, conta Renata. O Ponto Frio, que se fundiu recentemente com o Grupo Pão de Açúcar, foi o escolhido, “pela capacidade logística e pelos recursos digitais”, enumera a diretora.
egundo a HP, a Loja Online vai oferecer toda a linha de produtos pessoais, incluindo acessórios e consumíveis, bem como alguns itens para pequenas empresas, como servidores e workstations. “As grandes empresas já são atendidas por seus canais, não acreditamos que vá procurar a loja online”, avalia a diretora.
Canais múltiplos
A HP não revela suas expectativas de faturamento com a loja, mas Renata não vê problema se o cliente usar o site para se informar e decidir comprar em outro lugar. “O consumidor pode fechar a compra online ou usar as informações para negociar uma compra no varejo físico”, diz.
A diretora ressalta, porém, que “a versão online vai melhorar a experiência do consumidor por oferecer informações, portfólio e preços, com entrega em qualquer lugar”.
Categoria: Lançamentos, Notícias