Empresa aposta na convergência entre rádio e internet para comercializar plataformas de marketplaces

| 17/04/2013 - 13:08 PM | Comentários (0)

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© On-Air – Fotolia.com

A Cupom Center, que desenvolve plataformas de marketplaces, aposta em uma estratégia até então pouco conhecida no mercado: fazer uso de um modelo de comunicação cross-media regional, que utiliza dinâmicas de Rádio e de Internet, para vender a sua tecnologia.

De acordo com Miro Lima, gerente de novos negócios da Cupom Center, o maior objetivo do negócio é usufruir do alcance das rádios locais e convergir estratégias de comunicação para fortalecer as vendas dos shoppings on-line. “De um lado, cadastramos os produtos e ofertas dos lojistas da cidade no e-marketplace, de outro, utilizamos a força de comunicação da rádio para atrair ouvintes para o site”, explica, ao E-Commerce News.

No entanto, ele destaca que a solução não é direcionada aos lojistas do e-commerce, mas, sim, às rádios. Estas sim, mantém contato direto com os lojistas, que pagam mensalidades às rádios para fazerem parte do Shopping, que vende espaços de Destaque de produtos, Destaque de ofertas, banners e claro, o grande filão: a mídia casada – rádio/internet – para promoção das ofertas, esclarece. “Nós da Cupom Center, vendemos a plataforma e damos suporte às rádios. Comercializamos nossos serviços (plataforma+consultoria) para as rádios por um custo de instalação composto de valor fixo e porcentual sobre as mensalidades dos lojistas, que são cobradas pela rádio. Avaliamos o potencial de engajamento do público-alvo da rádio interessada, instalamos e provemos suporte à plataforma de e-marketplaces para que a rádio possa ter liberdade na comercialização local, personalizamos o Front-End conforme identidade visual da rádio sob um domínio de sua escolha, orientamos no desenvolvimento de parcerias locais e regionais, treinamos a equipe comercial da rádio, e acompanhamos o processo de adesão dos primeiros lojistas. Depois de comprovar para o gestor da rádio, que trata-se de uma excelente estratégia de negócio, participamos ativamente de todo o processo de treinamento, primeiras parcerias, acompanhamento da equipe etc… No entanto, a gestão tem de ser feita pela contratante, tanto que um dos pontos importantes discutido durante as negociações é que a rádio deve contratar um Executivo de Vendas, com perfil de coordenação e experiência com internet para ser o Gestor do Shopping localmente, dando suporte e acompanhando a equipe interna e de parceiros de venda. Ou seja, não temos relação comercial direta com lojistas e consumidores, e sim com a rádio”, reforça o gerente.

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Miro Lima, gerente de novos negócios da Cupom Center

Para os consumidores, Lima garante que a solução promete uma experiência inovadora e diferente das oferecidas pela maioria dos e-marketplaces, já que o consumidor pode navegar por diversos produtos de diferentes lojas e colocar tudo no mesmo carrinho de compras sem sair do site, pagando tudo de uma só vez, ao invés de direcionar o cliente para fechar cada compra no site específico de cada loja. Para os lojistas, a plataforma promete ampliar tanto o diferencial competitivo frente aos concorrentes, quanto a base de clientes, complementa. “O objetivo do nosso modelo de negócio é potencializar o poder de comunicação de seus clientes, e isso vai além da venda da plataforma. Visamos contrapor o modelo de compra coletiva, pois a rádio não cobra comissão do cliente, além de aumentar o valor de venda do spot convencional ofertando pacotes de mídia casada – rádio/web -. Nossa solução possibilita aos lojistas a oportunidade de se destacarem da concorrência e a ampliarem sua base de clientes com shopping ofertando pacotes voltados para lojas menores, aumentando assim, o faturamento”, enfatiza.

Segundo o gerente, o crescimento do e-commerce e o potencial das rádios em gerar negócios locais, foram alguns dos fatores que influenciaram no desenvolvimento da estratégia. “O reconhecimento do poder de comunicação e relevância local das rádios, a resistência do veículo rádio frente às novas tecnologias, tendo crescimento nos investimentos em mídia em 2012, somados à popularização da internet e constante aumento das vendas on-line, e ao interesse e busca de alternativas do empresário local frente aos grandes players nacionais na internet, nos levaram a criar a plataforma”, justifica.

Ele destaca ainda que o modelo é promissor, com boas perspectivas para os adeptos. Miro cita como exemplo o marketplace criado para a rádio Blink102FM, da cidade de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, a qual espera valorizar o seu spot com o negócio. “Para se ter uma ideia, a  expectativa local é que na venda de mídia casada Blink102FM+BlinkTem (shopping on-line), possamos valorizar o spot em pelo menos 30%. Ou seja, o objetivo é que com esta novidade, a rádio parceira fique mais atraente aos olhos do varejo local, e com o Plus da internet, consiga vender mais e melhor seus espaços de veiculação.”, conta.

Dentro das perspectivas da Cupom Center para este ano, estão a consolidação do negócio na cidade em que já atua e dar continuidade à meta prevista no plano de expansão para 2013 –  ampliar o número de clientes e o mix de serviços locais, prevê Lima. “Além de fortalecer a ideia do negócio em nossa primeira cidade, trabalharemos junto aos principais franqueadores para que suas filiais também possam aderir ao modelo proposto de e-commerce regional, pois amplia a experiência ‘local’ do usuário com a marca, o que em tese, não fere o interesse comercial das grandes marcas na internet. Quanto à expansão, temos mapeadas 18 cidades-sede de regiões com mais de 500 mil habitantes, onde as rádios desempenham importante papel na comunicação com suas cidades vizinhas, tais como São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Uberlândia etc. Estas cidades nortearão o trabalho de prospecção comercial deste ano”, vislumbra. “Além disso, temos como objetivo maior, expandir o mix de serviços da nossa plataforma para que os Shoppings das Rádios de nossos clientes se tornem referências comerciais de alta relevância regional em ofertas, ingressos de shows, eventos, cinema, guia de empresas, de serviços, anúncios, praça de alimentação com delivery, nos tornando uma plataforma local de pesquisa e compra com um forte pilar de comunicação local – a rádio”, calcula.

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Categoria: Lançamentos

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