E-varejistas iniciam preparação para o Black Friday 2013

| 19/08/2013 - 12:06 PM | Comentários (1)

plan

© bloomua – Fotolia.com

Há cerca de 100 dias para o Black Friday 2013, grandes players do e-commerce, como Netshoes, Walmart, TAM, Marisa, Sony, Cia Hering, Máquina de Vendas e Tiguana se reuniram em São Paulo, para o Black Friday Summit – evento que orienta e discute a preparação de todos os setores envolvidos no Black Friday, ação promocional com foco em descontos que esse ano acontece no dia 29 de novembro.

“Observamos que a preparação para este Black Friday está sendo feita com muito mais antecedência do que nas edições anteriores. A ação deste ano deve ser marcada por uma forte movimentação dos fabricantes, que deverão se preparar para oferecer produtos com preços competitivos para o varejo”, conta Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos.

Lourival Junior, gerente de produtos do Walmart.com, aponta o diálogo com fornecedores como um dos pontos principais na preparação. “Pra que o varejo repasse bons descontos ao consumidor no Black Friday é necessário negociar com bastante antecedência com fabricantes e fornecedores. Mesmo há meses do Black Friday, já estamos nos movimentando nesse sentido. Planejamento não é nada sem execução”, afirma.

Os principais pontos discutidos pelos executivos presentes no evento foram a preparação de estoque de produtos, infraestrutura tecnológica, logística e principalmente a oferta de descontos realmente atrativos; o que envolve uma negociação prévia de varejistas com fabricantes. Táticas como maquiagem de preço e valores inflacionados, foram condenadas. “O respeito pelos consumidores é o principal fator para que a ação continue quebrando recordes de vendas”, completa Pedro Eugenio.

Outra loja que também se prepara com antecedência é a Netshoes. Segundo Priscila Erthal, gerente de marketing, todas as áreas profissionais da empresa (comercial, tecnologia, atendimento, entre outras.) estão preparadas para mais um ano de muitas vendas. “No último Black Friday a Netshoes recebeu três vezes mais visitas do que um dia normal”, apontou.

A Cia Hering também já se movimenta para a ação deste ano. “No último Black Friday vendemos seis vezes mais do que em um dia comum”, afirma Rubem Razões, Gerente de e-commerce da Cia Hering.

A expectativa entre os varejistas e organizadores do Black Friday é de que a edição de 2013 supere o recorde estabelecido no ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online do Black Friday somaram R$ 217 milhões, mais que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011, quando a ação aconteceu pela segunda vez no Brasil.

Também participaram do Black Friday Summit empresas como a Vtex (plataforma de e-commerce), Precifica (precificação inteligente), Media Factory (marketing digital) e Reclame Aqui (site para reclamação de consumidores).

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comentário (1)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Alberto Sampaio de Oliveira disse:

    Só esperamos que desta vez as empresas realmente ofereçam promoções reais de Black Friday e não como as últimas edições em que eram oferecidas promoções pela metade do dobro do preço.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.