Participação de PMEs no Black Friday deve aumentar para 20% em 2013
O interesse de pequenas e médias lojas virtuais em participar do Black Friday cresceu consideravelmente em 2013. De acordo com Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, os pequenos e médios varejistas online devem representar cerca de 20% dos os participantes do site oficial do Black Friday. Na edição de 2010 essa porcentagem foi de 5%.
Conhecido como Dia mundial dos Descontos, o Black Friday 2013 acontece no dia 29 de novembro. A data é organizada pelo portal Busca Descontos, que vai reunir por 24 horas promoções das cerca de 120 lojas participantes no site www.blackfriday.com.br.
“O Black Friday se tornou uma data fixa no calendário dos grandes varejistas virtuais. Isso despertou o interesse das lojas de menor porte, que enxergam a data como uma excelente oportunidade de fidelizar clientes”, conta Pedro Eugenio. Segundo ele, tanto grandes varejistas online, como pequenos e médios, tem se preparado com mais antecedência para a data em comparação as edições anteriores.
Confirmada no Black Friday, a Sépha – loja virtual especializada em perfumes – enxerga a data como oportunidade única para alcançar novos clientes. “O maior benefício para as empresas com o Black Friday é o aumento do tráfego em suas lojas online e, consequentemente, a divulgação para novos consumidores. Estamos desde o início deste segundo semestre negociando com os fornecedores os descontos nos produtos para preparar um verdadeiro Black Friday”, conta Ricardo Cabianca CEO, da Sépha. Cabianca conta que a loja abriu mão do lucro no Black Friday para focar no resultado futuro, que é o aumento de sua base de consumidores.
“O Black Friday é a melhor opção para empresas de pequeno e médio porte terem a chance de se mostrar mais para o mercado, apresentando seus produtos e se colocando como opções cada vez mais assertivas para possíveis clientes”, conta Mariáh Liz, Country Manager do e-commerce BonPrix – focado em moda feminina. Será a primeira vez que a empresa participa do Black Friday.
Willian Costa, Gerente de Marketing da loja virtual MegaMamute –especializada em produtos eletrônicos, informática e games – destaca o Black Friday como oportunidade para que as pequenas e médias lojas possam mostrar que têm produtos de qualidade, ótimas ofertas, condições de parcelamento e opções de entrega.
“As lojas menores e sérias são tão competitivas e seguras quanto as grandes. No ano passado, vendemos em um só dia o que levaríamos 10 dias para vender. Agora em 2013, queremos ganhar 13 dias em um, mas sabemos que só vamos conseguir isso com ofertas e atendimento de qualidade, esta é a nossa prioridade”, afirma Costa.
Dentre os principais pontos na preparação para o Black Friday está o reforço da estrutura tecnológica da página, para que ela suporte o grande número de visitas e transações simultâneas; a logística de entrega; estoque de produtos; rapidez no atendimento e, principalmente, a oferta de descontos realmente atrativos. “O respeito pelos consumidores é o principal fator para que o Black Friday continue quebrando recordes de vendas”, completa o CEO do Busca Descontos.
Com o objetivo de defender o consumidor e coibir práticas como maquiagem de preço no Black Friday, o Busca Descontos anunciou recentemente parcerias com conceituadas entidades do comércio eletrônico brasileiro. O site ReclameAQUI irá ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday Brasil 2013. Outro parceiro é o Instituto Sieve – especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico, que fará uma auditoria dos preços, sendo responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial da ação.
Em sua última edição, o Black Friday Brasil movimentou R$ 217 milhões em vendas em apenas 24 horas, segundo a ClearSale. Ao todo, foram realizados 541.486 pedidos, com ticket médio de R$ 401 – um recorde para o setor.
Categoria: Balanços