Executivo dá dicas de marketing para vendas interestaduais
Vender para clientes de todo o Brasil é o sonho de muitos ecommerces. No entanto, para conquistar tal posicionamento é preciso muita preparação e planejamento, sobretudo no que tange às estratégias de marketing, fundamentais para atender às expectativas dos clientes.
Neste aspecto, Alessandro Gil, Diretor de Marketing da Rakuten Brasil, considera que, ter as estratégias de marketing bem alinhadas e aptas para atender a toda demanda que uma operação nacional exige, é fundamental para a eficácia de todo o processo. “A princípio, quando o assunto é comunicação para vendas em todo o Brasil, supõe-se que a operação para atender a esta demanda já está montada. Partindo então deste pressuposto, toda a política de fretes, preço e tempo de entrega, já deveria estar bem definida, sendo a primeira a ser comunicada para todas as áreas abrangidas. Ter essas informações de maneira clara e realista é o primeiro passo para manter um bom relacionamento com o consumidor e evitar problemas quanto a imagem da companhia. Lembrando que o varejo é uma relação permeada por expectativas, ou seja: quando um consumidor efetua uma compra, sabe que chegará em 10 dias e o produto chega em 10 dias, tudo ocorreu dentro da expectativa. O problema é quando falsas expectativas são criadas, principalmente no comércio eletrônico onde a confiança é fundamental”, evidencia o executivo, ao E-Commerce News.
Ainda assim, apesar de todos os problemas com a logística brasileira e da necessidade de não abalar a confiança do consumidor, os preços e prazos do frete devem se manter competitivos para todas as regiões. “Óbvio que tempo de entrega longo e valores de frete muito altos são uns dos maiores fatores de inibição de vendas, e por essa razão, apesar de ser uma questão de operação/logística, o marketing deve atuar ativamente nessas questões”. Para tanto, o marqueteiro aconselha aos varejistas ficarem atentos aos comportamentos dos consumidores, como “medir a taxa de abandono de carrinho, desistência no checkout, conversão após consulta de frete, bem como se todas essas informações estão disponíveis ao consumidor, e então agir em cima dos resultados”, orienta.
Gil acrescenta ainda que sazonalidade, regionalidade e condições climáticas também são fundamentais nas escolhas das ações de marketing. “Ainda existem produtos que têm acesso escasso em determinadas regiões, como há períodos do ano em que determinados produtos possuem mais apelo, e quando olhamos no detalhe cada região tem ainda suas variáveis. Portanto, ao escolher ações de frete grátis ou subsidiado, as análises acima citadas são fundamentais”, considera o executivo.
No entanto, ele ressalta que muitos lojistas ainda pecam em não utilizar todos esses aspectos em prol de uma melhor experiência de compra on-line. “As empresas se esquecem de que é muito mais barato fidelizar do que conquistar novos consumidores, e, na prática, superar expectativas ou simplesmente atendê-las já pode fazer uma enorme diferença, inclusive nos demonstrativos de resultados de sua empresa. Vale ressaltar que não considerar o quão feliz ou insatisfeito o cliente pode ficar apenas com a clareza das informações pode ser vital para a imagem da sua empresa perante o consumidor. É preciso lembrar que varejo é sinônimo de detalhes, principalmente porque as margens estão cada vez mais apertadas. Atentar-se a estas pequenas particularidades muitas vezes não fazem parte do dia-a-dia das empresas, mas certamente deveria fazer”, enfatiza
Categoria: Pesquisas