Gema abre inscrições para o terceiro programa de aceleração de startups
A Gema, aceleradora de crescimento com foco em negócios B2B no Brasil e uma das selecionadas pelo Programa do Governo Start-UP Brasil, abre as inscrições para sua terceira turma de acelerados. O programa convoca startups digitais (com desenvolvimento de produtos voltados para empresas) para ajudá-las na implementação de suas ideias e impulsionar seus negócios. As empresas podem se candidatar até o dia 28 de junho pelo site da aceleradora
A Gema procura para essa turma startups B2B que já estejam em um estágio mais avançado no desenvolvimento de seus modelos de negócios. “A ideia é trabalhar em conjunto com startups que estejam na fase de crescimento, ou seja, já lançaram o produto, já têm seus primeiros clientes, mas precisam de um suporte para crescer e se estruturar. É nesse ponto que fazemos a diferença!”, comenta Luisa Ribeiro, CEO da Gema Ventures.
Empreendedores passarão por modelo único de aceleração
Com 18 meses de duração e a possibilidade de ficarem alocadas desde o primeiro dia no espaço de coworking na aceleradora – fazendo uso das instalações do escritório da empresa em São Paulo – o programa da Gema oferece mentoria focada em design thinking, marketing digital, user experience, métricas, além de gestão empresarial e apoio jurídico e operacional durante todo o programa, juntamente com um time de mentores formado por grandes nomes do ecossistema empreendedor do país. “Focamos as atenções para a aquisição de clientes, e a saúde financeira das empresas. Os rounds futuros de investimento ocorrerão no momento certo, para suportar o crescimento”, acrescenta Luisa.
Como funciona?
Com uma metodologia própria, o programa, que investe em cada uma das startups a quantia de R$ 100.000 in cash e cerca de R$200.000 em serviços até seu término, tem o intuito principal de auxiliar esses novos empreendedores a ganhar musculatura operacional e financeira, rumo à consolidação em seus mercados de maneira sustentável.
Dividido em dois grandes módulos – sendo os primeiros seis meses de trabalho e convívio presencial e doze meses recebendo total suporte à distância, o programa incluirá o acompanhamento feito pela equipe da aceleradora e mentores convidados exclusivamente para auxiliar cada uma das empresas selecionadas – além de suporte comercial, financeiro, contábil e jurídico, para que a startup concentre seus esforços no desenvolvimento do produto. “Comprometermo-nos em dar um suporte completo na parte operacional, inclusive cobrindo todos os custos jurídicos e contábeis, para que o empreendedor foque no desenvolvimento de um produto incrível”, complementa Giuliano Batisptella, COO da aceleradora.
Como as startups escolhidas necessariamente precisam estar em um estágio mais amadurecido, o processo já se inicia com bastante ênfase no desenvolvimento desses profissionais para vendas e aquisições de clientes, diferenciais importantes da Gema.
Outro aspecto importante para o ingresso no programa é a presença no time de pessoas com competências complementares, como um programador, um designer e um gestor de negócios.
O time de mentores permanece com mais 50 profissionais de diversas áreas que se colocam à disposição dos acelerados. Entre eles estão Júlio Vasconcelos, CEO do Peixe Urbano; Amure Pinho, CEO Blogo; Fabricio Pettená, CIO da Rocket Internet Latin America; Kat Wendelstadt, Diretora Go-To-Market da Microsoft América Latina; Amy Bonsall, Diretora de Design IDEO.
Para completar esse grupo a Gema ainda conta com Key Partners de extrema relevância no cenário empreendedor mundial como Microsoft, Google, IBM e Amazon.
Startups já aceleradas comprovam a eficiência do programa
“O processo de aceleração tem sido extremamente importante e acho que toda startup deveria passar, porque nesse momento definimos o que será a empresa no futuro sem tirar o pé do presente por nem um segundo.Com a Gema passamos a contar com todo suporte jurídico, financeiro e também operacional, agregando inteligência nas estratégias comerciais e ampliando muito nosso network, além de ajudar a definir melhor o produto e o segmento que ele melhor se encaixa”, Vitor Moura, co-fundador da Agatha Systems
“Participamos da primeira turma de aceleração da Gema e, poucos meses depois do inicio do processo, tivemos o suporte da equipe em diversas frentes, principalmente na reformulação de toda a plataforma, revisão do design e UX, na redefinição das principais métricas e na construção do plano de marketing e comercial”, avalia Dante Henrique, CEO da startup Klipbox.
Para se inscrever basta acessar o site da Gema: www.gemaventures.com
Categoria: Lançamentos