Google disponibiliza a versão beta aberta do Universal Analytics
O Google disponibilizou para testes a versão beta do Universal Analytics, recurso que altera o processo de coletagem dos dados da conta do Google Analytics, proporcionando um melhor entendimento de como os consumidores interagem com os varejistas da web em diferentes dispositivos e pontos de contato, além de motivar maior geração de leads a partir da incorporação de interações off-line e on-line, dentre outras funcionalidades.
O Universal Analytics apresenta o novo snippet de código do analytics.js como o principal método de coleta. Segundo o Google, esse JavaScript é mais flexível que o JavaScript ga.js anterior da ferramenta, proporcionando diferentes formas de personalização dos dados.
Além disso, também exibe opções na interface administrativa do Google Analytics que anteriormente só podiam ser acessadas por meio do ambiente de desenvolvimento. Agora torna-se mais fácil personalizar as configurações, inclusive o tempo limite da campanha e as exclusões de termos de pesquisa.
Outra novidade está nas dimensões e métricas personalizadas, que continuam como as do modelo padrão, exceto pelo fato de que é o próprio lojista que as desenvolve. O Google recomenda utilizá-las para coletar dados que o GA não acompanha automaticamente.
O Universal Analytics também permite o acompanhamento de várias plataformas, a partir do Protocolo de avaliação e dos métodos adicionais de coleta. O lojista pode coletar e enviar dados recebidos de qualquer dispositivo digital para sua conta do Google Analytics, o que permitirá acompanhar o comportamento do consumidor em vários canais.
O Google enfatiza que muitos dos novos recursos e atualizações de produto do Google Analytics estão disponíveis apenas para plataformas que utilizam um dos métodos de coleta do Universal Analytics (Javascript analytics.js em websites, SDKs para os sistemas Android e iOS e o Protocolo de avaliação para outros dispositivos digitais). Os ambientes que usam ga.js não terão acesso a todas as alterações de produto posteriores.
Categoria: Lançamentos