E-commerce aposta na venda de óculos com design japonês
Com um faturamento de R$ 23,1 bilhões, segundo a Abióptica (Associação Brasileira da Indústria Óptica), o setor ótico brasileiro desponta no País, superando as expectativas de um ano em que muitas empresas enfrentam retração da economia e do consumo. A Hatsu, marca brasileira de armações desenvolvidas com tecnologia japonesa, é uma das principais empresas desse setor no País e, com um ano de atuação, tem impulsionado um novo nicho dentro do segmento: as óticas online. A marca que, assim como seu setor de atuação também vai na contramão das perspectivas, já obteve um crescimento em vendas de 747% no 1º semestre de 2015 se comparado ao 2º semestre de 2014
Criada em 2014 pelo engenheiro da computação Makoto Ikegame, a empresa nasceu com o objetivo de oferecer ao consumidor armações desenvolvidas com alta tecnologia e materiais inovadores, como é o caso do duralumínio e beta-titânio, presentes em muitos dos modelos da marca. Hoje, a empresa oferece 7 linhas, somando 60 modelos diferentes de armações.
“A criação da Hatsu foi baseada em duas experiências que tive durante meus anos de carreira. Uma delas foi no Japão, que tem uma longa tradição no ramo ótico, e que precisou se reinventar e investir em inovação para se manter à frente das produções em massa realizadas na China. Já na Inglaterra, ficou claro que o amadurecimento do modelo de negócios online para a venda de óculos indicava que este poderia ser o canal para introduzir no Brasil produtos de boa qualidade com um preço compatível”, afirma o CEO da Hatsu, Makoto Ikegame.
Todos os produtos são co-criados pela Hatsu e fábricas tecnológicas no Japão. “Ao analisar o mercado ótico brasileiro, percebemos a necessidade de disponibilizar ao consumidor produtos altamente tecnológicos e que sejam criados e fabricados tendo em mente a qualidade como resultado final. Dentro desse setor, o Japão é o principal fabricante e desenvolvedor tecnológico de armações, e hoje somos os únicos a desenvolver os produtos no país”, finaliza Ikegame.
Compra e venda
Hoje, a Hatsu já oferece ao consumidor diversas possibilidades para adquirir seu produto. Além da compra pela internet, a empresa também lançou um quiosque em Campinas, no Shopping Iguatemi. A estratégia visa atingir um público que valoriza esse contato pessoal com os técnicos e vendedores da marca.
Outra opção de compra é o serviço ‘Experimente Hatsu’, disponível para compradores da grande São Paulo e de Campinas. A opção permite que o comprador receba um consultor em sua casa, com todas as opções de armações que escolher. Ao conhecer de perto os produtos de sua preferência, o consumidor pode comprar os modelos e concluir a venda com o consultor.
“Até o final do ano, nossa expectativa é realizar cerca de 1000 atendimentos. Além disso, também pretendemos ampliar as regiões de atuação, implantando o ‘Experimente Hatsu’ também em Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro”, explica o gerente de comunicação e mídias digitais, Pedro Ortega.
Expectivas 2015
Para o 2º semestre de 2015, a Hatsu iniciará o desenvolvimento de novas ações. Além do lançamento de 5 showrooms pelo estado de São Pauto, também está previsto para esse período a divulgação de 6 novas coleções de armações.
“Concluiremos o ano de 2015 com diversas novidades para o consumidor. Esse já é um dos preparativos para 2016, onde temos como objetivo é atingir melhor o público, e nos colocarmos entre as maiores marcas de óculos online do País”, finaliza Ikegame.
Categoria: Lançamentos