Itaro inicia operação no México
A Itaro.com.br, e-commerce de pneus, acessórios e peças automotivas, expandiu suas operações para o México. Idealizada junto ao fundo mexicano VARIV Capital, a operação faz parte de um plano estratégico que visa expandir a atuação da companhia por países da América Latina. A expectativa é que a filial mexicana fature em torno de R$ 10 milhões já no primeiro ano.
A Itaro México seguirá o mesmo modelo de negócio da matriz brasileira, que oferece pneus, acessórios e peças automotivas, unindo a praticidade da compra online com a instalação gratuita em oficinas parceiras. A filial inicia a operação com mais de 400 modelos de pneus, de 10 principais marcas, e 300 oficinas parceiras na capital Cidade do México.
“Estávamos monitorando os mercados emergentes e enxergamos no México uma grande oportunidade para o nosso modelo de negócio”, explica Jan Riehle, CEO e fundador da Itaro. A filial mexicana conta com um time independente do Brasil, liderado por Pepe Balanaos, ex-consultor da Bain & Company, e Erin Chemney. Ambos fizeram MBA com Riehle no Institut Européen d’Administration dês Affaires (INSEAD), o que facilitou a escolha e negociação para que assumissem a direção da empresa local.
Em relação à parte tecnológica, o site mexicano conta com a mesma tecnologia do brasileiro, com informações sobre o portfólio, navegabilidade e experiência de compra, além da busca de oficinas por meio de geolocalização e a combinação automática entre produtos e carros.
Futuramente, a Itaro pretende iniciar operações em outros países da América Latina. “Nosso foco está no Brasil, mas em longo prazo enxergamos um grande potencial na Colômbia, um mercado bem interessante, com muitas oportunidades para empresas brasileiras”, conclui Riehle.
Lançada em dezembro de 2012 no Brasil, a Itaro.com.br recebeu recentemente um aporte Series A liderado pelo fundo brasileiro Astella Investimentos, com participação de fundos estrangeiros, como o russo Simile, o ucraniano TA Ventures, o mexicano VARIV e o argentino IG Angels. Em 2014, a matriz da empresa faturou R$ 10 milhões. Para este ano, a expectativa é alcançar R$ 30 milhões.
Categoria: Lançamentos