Startup aposta em marketplace de beleza
Plataforma voltada para o segmento de beleza e higiene, o SalãoVip acaba de chegar ao mercado objetivando aproximar usuários e estabelecimentos de beleza. No site, é possível encontrar informações como endereço, serviço, e fotos dos locais cadastrados, além de realizar agendamentos on-line diretamente pela plataforma.
Conforme explica Daniela Siqueira, co-fundadora do SalãoVip, a concepção do negócio teve início a partir de uma dificuldade vivida por ela: “A ideia surgiu em Outubro de 2012, quando possuía grande dificuldade em encontrar e agendar serviços de beleza próximos do trabalho, pois não tinha tempo para ligar durante o dia e, quando ia embora do trabalho, os estabelecimentos já estavam fechados”, revela Siqueira. “Além disso, sempre quando procurava na internet, nunca encontrava um site que permitisse visualizar fotos, endereços, avaliações, perfis dos profissionais, serviços e preços, dificultando ainda mais a procura”, completa.
Sendo um marketplace, o SalãoVip almeja atrair tanto salões de beleza, clínicas estéticas e spas, como os frequentadores desses locais: “Em relação aos usuários finais, acreditamos conseguir atingir qualquer usuário de Internet que busque soluções para encontrar e agendar serviços de beleza online (por meio de publicidade como google adwords). Além disso, o principal foco é atingir um público moderno, que esteja constantemente ligado à tecnologia e busque praticidade e comodidade em seu dia-a-dia”, enfatiza a co-fundadora da empresa. “No que diz respeito aos estabelecimentos de beleza, focamos em conseguir parceiros de pequeno e médio porte e também alguns que apresentem nome e reconhecimento no mercado”, afirma.
O procedimento para o cadastro de empresas na plataforma é feito a partir das prospecções realizadas pelo SalãoVip: “Após essa prospecção, apresentamos o SalãoVip e todos os benefícios que ele trará ao estabelecimento parceiro. A partir do momento que o proprietário aprova a ideia e fecha conosco, marcamos uma data para o fotógrafo tirar as fotos necessárias (estabelecimento e profissionais) e outra data para darmos o treinamento”, explica a executiva ao E-Commerce News.
No intervalo entre a produção das fotos e o treinamento, o SalãoVip cria a página do novo parceiro dentro de sua plataforma e providencia um material de comunicação de apoio (display de balcão e cartões personalizados): “Após o treinamento, o parceiro já está apto a utilizar o nosso sistema e todas as vantagens de ser um SalãoVIP”, destaca.
O SalãoVip trabalha com diferentes tipos de mensalidade, que variam entre R$ 49,90 e R$ 199,90, de acordo com a quantidade de profissionais que possuem agenda no estabelecimento. O lojista gerencia sua empresa “na nuvem”, através de um sistema que dispõe das seguintes funcionalidades: cadastro de profissionais; cadastro de clientes; gestão de agendas e criação de promoções. Na opinião da executiva, essa pode ser elencada como uma das grandes vantagens do SalãoVip: “Comparado com os atuais softwares do mercado de beleza, o sistema que fornecemos é mais prático e seguro, pois é gerido na nuvem”, ressalta.
Perpectivas
Nogueira espera o forte aquecimento do mercado de beleza/higiene no Brasil possa ajudar a impulsionar o negócio, e destaca alguns números: “Para exemplificar, o gasto mensal das famílias com serviços de cabeleireiro superou R$ 1 bilhão, um crescimento de 44% em seis anos. Na onda dessa ‘preocupação’, muitos salões de beleza e clínicas de estética estão surgindo (nos últimos 3 anos tiveram um crescimento de 250% chegando a mais de 500.000 estabelecimentos de beleza no Brasil) e o SalãoVIP surge para atender essa demanda, oferecendo um sistema de gestão na nuvem, que possibilita uma maior interação com os clientes através do agendamento online”, ressalta.
Até o fim de 2013, a expectativa da empresa é ter mais de 250 estabelecimentos usando o SalãoVip, com cerca de 1.000 agendamentos pelo site. “Além disso, pretendemos desenvolver dois aplicativos (para as plataformas Android e Iphone), um que permitirá aos usuários agendar com maior facilidade pelo celular e outro que possibilitará administrar o estabelecimento de beleza. Também está nos planos da empresa permitir o pagamento on-line dos serviços agendados e outros serviços como, por exemplo, a venda de produtos de beleza e estética”, conclui a executiva.
Categoria: Lançamentos