Taobao.com investe em nova tecnologia
Uma das maiores empresas de e-commerce da China, o Taobao.com, estaria na fases de teste de um mecanismo próprio de buscas, batizado de etao. A revelação, feita por um porta-voz da companhia, foi dada na segunda-feira (29/9).
O Taobao, que pertence ao portal B2B Alibaba, não deu mais detalhes sobre a operação, que é vista por analistas como uma manobra para catapultar o site à posição de líder no comércio eletrônico da China.
O Taobao equivale, na China, ao eBay. A empresa detém quase 75% do mercado de comércio online no país, informa a empresa de pesquisas Analysis International, de Pequim. Em 2009, a empresa já havia apresentado um mecanismo de pesquisas para atender à indexação dos produtos de seu site.
Na visão de vários analistas, o etao não vai fazer mais que aumentar o tráfego do Taobao, além de colocá-lo em rota de colisão com o gigante de buscas chinês Baidu, líder isolado no mercado de buscas daquele país.
“O Baidu é muito usado para buscas relacionadas ao e-commerce”, afirmou Chen Shousong, da Analysis. O próprio Baidu tem um site de e-commerce prórpio cahamdo Baidu Youa, que estreou no mercado em 2008. Mesmo assim o Youa é dono de pouco mais de 0,1% do mercado online no país.
A finalidade do Taobao é assegurar sua liderança no mercado online. Para isso é provável que o etao seja um mecanismo de buscas otimizado para esse segmento.
Na visão de Zhang Yanping, analista do grupo iResearch, essa medida vai ao encontro das intenções do grupo Taobao. “Agora eles estão entrando para valer”, acrescentou Zhang.
Por- Michael Kan- idgnews
Categoria: Lançamentos