Virtual Interactions lança livro sobre Assistentes Virtuais Inteligentes

| 15/08/2013 - 10:03 AM | Comentários (0)

iris

© Antonio Gravante – Fotolia.com

A Virtual Interactions, empresa especializada em soluções para atendimento ao cliente, acaba de lançar o livro Assistentes Virtuais Inteligentes: conceitos e estratégias, uma publicação da Editora Brasport, direcionada a profissionais das áreas de tecnologia da informação, marketing e serviços de atendimento ao cliente.

De acordo com Leôncio Teixeira Cruz, autor do livro e CEO da Virtual Interactions, a obra traz informações sobre como surgiu a tecnologia, como está evoluindo e modificando a forma de navegação na internet, além das diferentes aplicações a que pode ser submetida e suas limitações. “O livro está dividido em quatro partes. Na primeira, exploramos os avanços científicos e tecnológicos que deram origem aos assistentes virtuais inteligentes, como a ferramenta é capaz de entender o que queremos dizer e que tipo de assistentes virtuais estão disponíveis no mercado. Na segunda, analisamos os tipos de serviços que os assistentes virtuais podem prestar para as empresas e seus clientes, e indicamos como essa tecnologia pode ajudar a criar experiências e recordações positivas para nossos clientes, impactando as vendas e indicações a terceiros. Na parte três indicamos como os projetos de implantação de assistentes virtuais inteligentes devem ser conduzidos e como essa tecnologia pode ser integrada a sistemas já existentes. Finalmente, na parte quatro abordamos a contratação de serviços de assistentes virtuais de terceiros, mostrando como o processo de seleção de fornecedores pode ser conduzido de forma organizada e racional”, detalha o executivo, ao E-Commerce News.

Ele acrescenta que a ideia de criar o projeto surgiu depois de dois momentos: o primeiro, às vésperas de se formar em Ciência da Computação e posteriormente, ao cursar o Programa de Mestrado em Informática, ocasião em que teve a oportunidade de aperfeiçoar e expandir o mecanismo de assistente virtual, explica. “Trabalhei no desenvolvimento de um modelo matemático que permitia relacionar perguntas feitas em linguagem natural as suas respectivas respostas. Mais tarde esse mecanismo foi utilizado para construir um assistente virtual inteligente. Em uma segunda fase tive a oportunidade de aperfeiçoar e expandir esse mecanismo, que acabou dando origem a primeira implementação de um assistente virtual comercial de grande escala no Brasil, em um dos principais sites de comércio eletrônico da América Latina. Finalmente, resolvemos transformar todo esse conhecimento e experiência em um livro que colocamos à disposição dos profissionais brasileiros, sendo o primeiro a ser publicado no País sobre esse tema”, ressalta Leôncio, que, em conjunto com seus professores dos programas de bacharelado e mestrado em informática, escreveu o livro.

Para o autor, a expectativa é que, por ser uma das poucas fontes de consultas existentes que dá ao leitor a possibilidade de progredir passo a passo na direção de um conhecimento mais amplo de como os assistentes virtuais podem ser utilizados nas mais diversas áreas de negócio, e de como ela está transformando a forma como as empresas lidam com seus clientes, a obra possa contribuir para o desenvolvimento do mercado, já que na visão do executivo, os indícios são de que, muito em breve, todas as empresas atuantes no e-commerce farão uso da tecnologia. “Existem indícios que mostram que todos os sites de comércio eletrônico que tenham um  volume mínimo de vendas passará a fazer uso da tecnologia de assistentes virtuais inteligentes no futuro próximo. Portanto, o mercado para esses assistentes virtuais é gigantesco. Entretanto, existem também estimativas de que vão faltar profissionais qualificados para lidar com essa tecnologia tanto do ponto de vista operacional, quanto estratégico, haja vista que o tema ainda não faz parte do currículo dos cursos de bacharelado que existem no mercado”, salienta.

Tags: , , ,

Categoria: Lançamentos

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.