Redes sociais estão despreocupadas com os jovens, diz Comissão Europeia
A Comissão Europeia considera que apenas dois sites de redes sociais realizam o padrão de privacidade adequado para perfis de jovens. Foram testadas 14 redes sociais e apenas Bebo e MySpace têm configurações padrão que tomam os cuidados necessários com a privacidade. O teste foi feito para verificar se os sites cumprem os preceitos de segurança da Safer Social Networking Principles, um acordo de auto-regulação criado pela comissão em 2009.
“Estou decepcionada que sites de redes sociais não garantam que os perfis dos menores sejam acessíveis apenas para seus contatos aprovados. Eles serão incitados a assumir um compromisso claro para resolver isso conforme prevê o acordo. Jovens não tem como compreender totalmente os riscos de revelar seus dados pessoais online” diz Neelie Kross.
Realizado entre dezembro 2010 e janeiro de 2011, os testes da comissão investigaram os sites do Arto, Bebo, Facebook, Giovani, Hyves, Myspace, Nasza-klaza, Netlog, One, Taxa VZnet, Galleria, Tuenti e Zap. Todos os testes foram realizados na língua original do site.
De acordo com as estatísticas recentes, 77% dos usuários de 13-16 anos de idade e 38% das crianças de 9-12 anos utilizam redes sociais. Quase 65% dos usuários de 13-16 anos e 34% dos de 9-12 anos de idade afirmam saber como alterar as suas configurações de privacidade em perfis de redes sociais, de acordo com estudo da UE Kids Online.
A Marcação de fotos permite que qualquer usuário possa procurar imagens de indivíduos em redes sociais. O relatório mostra que 10 dos sites verificados permitem que estranhos entrem em contato com crianças através de mensagens pessoais ou comentários aos seus perfis, o que aumenta os riscos de aliciamento on-line ou cyber-bullying.
No caso do Facebook, os pesquisadores descobriram que embora os mecanismos de informação de conteúdo ou comportamento impróprio sejam fáceis de se usar, o Facebook não age rapidamente ao receber relatórios dos usuários e que diversos anúncios exibidos em perfis de menores podem ser considerados inadequados.
Categoria: Legislação