Estudo analisa comportamento omni-channel dos brasileiros

| 13/08/2015 - 16:23 PM | Comentários (0)

consumidor-smartphone-shopping

Sete, em cada dez, consumidores recorrem ao site das lojas físicas antes de concretizar uma compra em uma loja física. É o que aponta um levantamento realizado pela Officina Sophia Retail, empresa de estudos customizados sobre o varejo, com mais de 400 consumidores que efetuaram compras recentes de eletro eletrônicos em lojas físicas e virtuais.

O levantamento salienta que o hábito de pesquisar online corrobora o cruzamento de canais durante a experiência de compra, com 81% dos consumidores buscando o varejo digital para conferir preços de produtos. Entretanto, mais da metade dos respondentes (67%) mostrou-se insatisfeito com as informações que encontram nessas buscas, com 50% reclamando sobre a ausência de clareza no que concerne à troca de produtos; prazos de entrega (40%); e características de produtos e marcas (39%).

Ao buscarem informações nos sites, cerca de nove, em cada dez (93%), revelaram procurar detalhes dos produtos e marcas, enquanto 91% averiguam as condições de pagamento e 89% querem esclarecimentos sobre as condições de entrega.

Enquanto no varejo físico os clientes visitam 2,5 lojas estabelecimentos antes de concluir a compra, com sete em cada dez afirmando manter esse tipo de postura. No varejo eletrônico essa busca é ainda mais comum, com 40% dos compradores visitando 3,62 lojas online nesse processo. O tíquete médio apresentado em ambas as formas de varejo é bastante parecido, com R$ 757 para o físico, e R$ 752 para o digital.

De acordo com a pesquisa, o Showrooming (situação na qual o shopper consulta o produto no ambiente on line dentro da loja física) aparece como uma tendência comportamental de omni-channel, à medida que 73% dos respondentes afirmaram manter esse hábito na hora de comprar eletro eletrônicos.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.