Estudo analisa comportamento omni-channel dos brasileiros
Sete, em cada dez, consumidores recorrem ao site das lojas físicas antes de concretizar uma compra em uma loja física. É o que aponta um levantamento realizado pela Officina Sophia Retail, empresa de estudos customizados sobre o varejo, com mais de 400 consumidores que efetuaram compras recentes de eletro eletrônicos em lojas físicas e virtuais.
O levantamento salienta que o hábito de pesquisar online corrobora o cruzamento de canais durante a experiência de compra, com 81% dos consumidores buscando o varejo digital para conferir preços de produtos. Entretanto, mais da metade dos respondentes (67%) mostrou-se insatisfeito com as informações que encontram nessas buscas, com 50% reclamando sobre a ausência de clareza no que concerne à troca de produtos; prazos de entrega (40%); e características de produtos e marcas (39%).
Ao buscarem informações nos sites, cerca de nove, em cada dez (93%), revelaram procurar detalhes dos produtos e marcas, enquanto 91% averiguam as condições de pagamento e 89% querem esclarecimentos sobre as condições de entrega.
Enquanto no varejo físico os clientes visitam 2,5 lojas estabelecimentos antes de concluir a compra, com sete em cada dez afirmando manter esse tipo de postura. No varejo eletrônico essa busca é ainda mais comum, com 40% dos compradores visitando 3,62 lojas online nesse processo. O tíquete médio apresentado em ambas as formas de varejo é bastante parecido, com R$ 757 para o físico, e R$ 752 para o digital.
De acordo com a pesquisa, o Showrooming (situação na qual o shopper consulta o produto no ambiente on line dentro da loja física) aparece como uma tendência comportamental de omni-channel, à medida que 73% dos respondentes afirmaram manter esse hábito na hora de comprar eletro eletrônicos.
Categoria: Pesquisas