Setor de Crédito e Cobrança comemora nova lei
O setor de crédito e cobrança comemora a aprovação da nova lei que tipifica crimes cometidos por meios eletrônicos e internet, e já comemora os resultados que virão em curto prazo. “Isso representa um grande avanço para nosso setor. Hoje somos extremamente prejudicados por pessoas de má fé que trabalham em empresas que contam com nossos serviços e acabam vendendo a senha de acesso. É um mercado negro escancarado”, denuncia Mauro Melo, CEO da Credilink e Confirme Online.
De fato, basta digitar no Google para aparecerem mais de 590 mil resultados para venda de senhas de acesso às empresas que fornecem informações para concessão de crédito ou cobrança. Serasa, CPF, Credilink, Confirme Online, Infobuscas, ACSP estão entre as mais procuradas.
A nova lei que já foi aprovada pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e sancionada pela presidente Dilma deve entrar em vigor em 2013. De autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), ela trata de temas como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mails, além da derrubada proposital de sites.
Com a nova lei, as penas para quem furtar dados na web variam de três meses a dois anos de prisão. Os condenados podem ter a pena aumentada em caso de agravantes, como obter benefícios financeiros ou invadir dados de autoridades.
“Sem dúvida é um avanço significativo, ainda mais no nosso ramo onde uma das maiores lutas é evitar o furto de senhas. A novidade impacta, ainda, os funcionários das firmas clientes, já que as penas aumentariam em caso de repasse de dados comerciais ou industriais das empresas”, analisa o diretor jurídico do Confirme Online, Luiz Luz.
Categoria: Legislação