Empresas de banco de dados se antecipam a implantação do nono dígito
A partir do dia 25 de agosto, o uso do nono dígito nas ligações para celulares passa a valer para as cidades do interior paulista com código DDD 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18 e 19. Já em 27 de outubro a mudança irá ser estendida para as cidades do Rio de Janeiro com códigos DDD 21,22 e 24; e do Espírito Santo com DDD 27 e 28. A decisão é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Apesar de ser uma mudança aparentemente simples, apenas será necessário digitar o 9 antes dos outros da linha, a medida afeta diretamente as empresas de soluções em banco de dados que estão tendo que investir na alteração dos seus sistemas.
O Confirme Online, empresa de tecnologia que oferece as soluções em banco de dados, já está preparado para atualizar o seu database trocando os números de forma automática, segundo as regras da Anatel. “Este procedimento será totalmente transparente para os clientes como fizemos da primeira vez no ano passado para os números celulares da cidade de São Paulo”, explica Sebastião Márcio, diretor de tecnologia.
De fato a empresa já havia adquirido o expertise ao lidar com a mudança ocorrida na capital paulista em julho do ano passado. “Na ocasião tivemos que alterar as pesquisas massificadas dos clientes, os webservices e os sites. Agora não precisaremos fazer nada por que já fizemos ano passado”, comemora Márcio.
A Credilink, que utiliza um sistema de banco de dados similar para validação de crédito, também se adequou desde que a mudança ocorreu na capital paulista. A antecipação garante segurança aos usuários do database. “A partir de agosto as empresas que contam como os nossos serviços já estarão preparadas”, explica Mauro Melo, CEO da empresa.
Categoria: Legislação