Livraria Cultura estreia serviço de venda de ebooks até o fim do mês
A Livraria Cultura estreia até o final de março a venda de livros eletrônicos, chamados de e-books, por meio da sua operação de e-commerce. Segundo o diretor da livraria, Sérgio Herz, o serviço oferecerá livros no formato aberto ePub, compatível com Sony Reader, nook, da Barnes & Noble e equipamentos da Apple, como iPhone, iPod touch e iPad. Os formato não é compatível com o leitor Kindle, da Amazon.
Inicialmente, a livraria contará com títulos de editoras norte-americanas, como HarperCollins e Penguin. Três editoras brasileiras também oferecerão obras digitais: Companhia das Letras, Zahar e Saint Paul.
Ao contrário de serviços como a iTunes Music Store, cujos preços nos primeiros anos de atividade era fixados pela Apple, a Livraria Cultura oferecerá livros a preços flutuantes.
O serviço oferecerá 120 mil títulos em inglês e 500 em português.
“O grande desafio será o DRM. Teremos que ensinar o leitor a lidar com isto”, afirma Herz, em referência à tecnologia de proteção contra cópias que editoras integraram aos livros para evitar a disseminação livre do conteúdo.
Segundo o diretor, o serviço contará conteúdos de apoio que instruirão como consumidores poderão acessar as obras com DRM.
Herz afirma também que, caso representantes oficiais tragam os produtos para o Brasil, a Livraria Cultura pretende vender os leitores de e-book tanto pelo site como nas lojas físicas.
O executivo descartou a hipótese, porém, de seguir os passos da Barnes & Noble, que criou um leitor próprio o nook.
Ao visitar a Consumer Eletronics Show deste ano, Herz afirmou ter tido contato com muitas empresas que poderiam fabricar um equipamento da livraria.
“Mas sempre estaríamos atrás” se houve o investimento em equipamento próprio, afirma.
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