MercadoLibre retorna para Europa com site em Portugal
A empresa de comércio eletrônico MercadoLibre (no Brasil, MercadoLivre) anunciou nesta quarta-feira abertura de site em Portugal, marcando um retorno da companhia à Europa quase 10 anos depois de ter encerrado uma operação na Espanha.
A abertura do site www.mercadolivre.pt acontece, porém, em um momento de crise do país europeu e no mesmo dia em que a agência de classificação de risco Fitch reduziu a nota da dívida soberana do país de “AA” para “AA-“, motivando queda na Bolsa de Lisboa.
Apesar disso, o MercadoLibre, um dos maiores sites de vendas online da América Latina, com faturamento de 173 milhões de dólares em 2009, enxerga oportunidades na volta ao velho continente, após vivenciar uma série de crises econômicas em sua região de origem na última década.
“A crise pela qual passa a Europa é uma crise que vivemos por aqui e a América Latina é muito mais volátil que a Europa (…) Apesar da crise, Portugal é um país com potencial para gerar receita para o grupo”, afirmou o vice-presidente de operações do grupo MercadoLibre, Stelleo Tolda, à Reuters.
Ele lembrou a crise na Argentina no final de 2001, em que o governo decretou moratória da dívida do país e pouco depois limitou saques de contas correntes da população.
“As pessoas na Argentina não tinham acesso ao dinheiro e uma das formas que encontraram de conseguir recursos foi vender no site”, disse Tolda. “Uma plataforma como a nossa dá oportunidades de negócios para as pessoas.”
O site de Portugal, que será operado a partir do Brasil, é o 13o do grupo e foi aberto depois que a empresa manteve entre 2000 e 2002 um endereço online na Espanha.
Tolda afirmou que os serviços oferecidos aos portugueses serão gratuitos “no início” e a empresa não cobrará taxas de anúncio e comissões por itens vendidos pelos usuários, que representam a maior parte do faturamento em países como o Brasil.
Por isso, a expectativa da empresa com a nova operação é que ela “representará muito pouco” na receita do grupo nos próximos três anos, mas deverá subir à medida que o site passe a cobrar pelos serviços em moeda forte, segundo Tolda.
O executivo comentou que o MercadoLibre, no qual o site de leilões norte-americano eBay tem 18 por cento de participação, chegou a considerar uma abertura de capital na bolsa de São Paulo em 2007, mas a decisão acabou se voltando para os Estados Unidos, onde listou suas ações na Nasdaq.
“A liquidez das empresas de tecnologia aqui ainda é pequena, cerca de 20 vezes menor que a liquidez que temos nos EUA”, disse ele.
Categoria: Lançamentos, Notícias