Oracle acusa Google de violar de patentes
A tecnologia Dalvik, uma versão de Java criada do zero pela Google para o sistema operacional Android, é um ponto fundamental no processo aberto pela Oracle contra a Google. A decisão de buscar reparação na Justiça foi anunciada pela Oracle na quinta-feira (12/8).
A Oracle tornou-se dona da tecnologia Java da Sun Microsystems quando comprou a empresa, numa operação que foi concretizada em janeiro de 2010.
Java é um ambiente de software que permite a execução de aplicações feitas em Java, e que podem funcionar em praticamente qualquer computador desde que haja uma máquina virtual Java instalada. Quando a Google desenvolveu o Android, ela incluiu uma tecnologia compatível com Java, chamada Dalvik, em seu sistema operacional para celulares.
A Dalvik foi desenvolvida como uma versão “limpa” de Java, o que significa que a Google a construiu do zero, sem usar qualquer tecnologia ou propriedade intelectual da Sun, explicou o analista Ken Dulaney, da empresa de pesquisas de mercado Gartner.
“Você não pode simplesmente pegar uma aplicação Java de um ambiente Sun, onde ela é licenciada, e rodá-la num Android. Você tem de recompilá-la para a Dalvik”, disse Dulaney.
A Oracle afirma que a Dalvik é uma concorrente da Java e viola diversas de suas patentes, que estão listadas na queixa, bem como os direitos de propriedade relacionadas à tecnologia Java.
Não ficou claro, pelo que foi comunicado na quinta-feira, se a Oracle procurou a Google para discutir a questão antes que decidisse levá-la aos tribunais.
É provável que a motivação por trás da decisão da Oracle tenha sido o sucesso recente do mercado de smartphones, aposta Dulaney. “Eles agora são donos da Sun e querem recolher os direitos sobre a linguagem”, disse.
A Oracle alega que a Google tinha conhecimento das patentes e mesmo assim as infringiu “voluntária e deliberadamente”. A empresa também afirma que a Google contratou alguns dos engenheiros de Java da Sun. Ela quer que a Justiça bloqueie a suposta infração e faça com que a Google a recompense pelos danos.
Dulaney disse que o caso da Oracle poderia ser “difícil de provar” e que uma batalha legal tomaria muito tempo. “A discussão aqui é se a Google criou mesmo seu Java do zero ou se alguém na empresa tinha conhecimento do código original”, analisou.
A Dalvik é uma opção de ambiente para a criação de aplicativos Android. Os desenvolvedores também podem utilizar HTML 5 e linguagem C. Mas a tecnologia Dalvik é utilizada em algumas aplicações fundamentais do Android, como e-mail, disse Dulaney.