Para abrir um e-commerce, capital inicial e divulgação são os grandes desafios

| 11/06/2010 - 03:37 AM | Comentários (0)

Depois dos trâmites burocráticos , a maior dificuldade de se aventurar no mundo virtual, dizem empreendedores, é o investimento inicial necessário para colocar um e-commerce no ar de forma segura e confiável. Além disso, segundo Vanessa Buchheim, da Zen People, há muitas oportunidades de negócios, mas, para fazer o negócio deslanchar, é preciso, antes de tudo, conhecer muito bem o mercado no qual se quer investir. Aqueles que já possuem uma empresa bem sucedida off-line e desejam migrar para o mundo virtual devem enxergar a empreitada como um novo negócio, totalmente diferente. Atualização também é fundamental.

– Tudo muda muito rapidamente na internet e o empreendedor deve ter uma certa afinidade com a tecnologia.

A divulgação do site e dos produtos é outro grande desafio, pois, antes de tudo, não pode ser invasiva, afirma Vanessa. Por isso, ela acredita que é preciso divulgar de forma mais criativa – usando as mídias sociais, por exemplo. A empresária diz que para vender pela internet é necessário se comunicar constantemente com o cliente e fazer mais do que apenas expor os produtos: é fundamental explicar a utilização de cada um e descrever as suas características detalhadamente.

– A Zen People mantém um blog onde são divulgadas muitas informações ligadas ao tema, como dicas, locais para praticar, agenda de cursos e eventos, pensamentos de grandes mestres de ioga, entre outros – destaca ela, lembrando que, atualmente, a empresa conta com mais de oito mil participantes e seguidores em diversos tipos de mídias on-line.

Para Gabriel Aoki, gerente de marketing da Flores Online, site especializado na comercialização de flores e arranjos, com base em São Paulo, a superação da crise internacional e a volta de bons indicadores econômicos no país criaram condições para a retomada do consumo – e o e-commerce ganhou com isso. Segundo ele, os planos para este ano são de aumentar cerca de 20% da receita, em relação a 2009, com previsão de fechamento de R$ 20 milhões para o ano.

Para manter essa expectativa, a empresa investe na política de novas e exclusivas parcerias. Outra aposta é a expansão da entrega para outros estados, como o Rio de Janeiro. De acordo com Aoki, a capital carioca foi a primeira cidade brasileira a receber um projeto de otimização no prazo de entregas de kits e cestas, o “Projeto Same Day”, serviço que permite que pedidos feitos até as 11h sejam entregues no mesmo dia.

No caso da Zen People, os planos para o futuro incluem aumentar a divulgação do site para quadruplicar o número de acessos, que atualmente é de pouco mais de 10 mil visitantes únicos por mês. A estimativa é que o faturamento duplique nos próximos seis meses. Os principais clientes do site são dos estados do Sul, Sudeste, Distrito Federal e Bahia.

Vanessa também acredita no retorno propiciado pela internet, já que o alcance de vendas é nacional sem um custo fixo muito alto.

– A prática de yoga é muita difundida em todo o Brasil, mas as pessoas têm pouco acesso a lojas especializadas. Alem disto, a internet é uma via de mão dupla, onde os clientes podem se comunicar de forma direta e simples conosco. O volume de negócios vem crescendo num bom ritmo – diz a empresária.

Tags: , ,

Categoria: Lançamentos, Notícias

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.