12% já compraram pelo Facebook no Brasil

| 05/02/2013 - 11:05 AM | Comentários (4)

facebook

Em parceria com a M.Sense, a Hi-Midia realizou a pesquisa “O estágio atual do F-commerce no Brasil”, a fim de avaliar o comportamento dos brasileiros em relação ao social commerce, e o potencial do comércio eletrônico dentro da plataforma do Facebook.

Os dados apontam alta frequência de acesso ao Facebook. Das 570 pessoas participantes da pesquisa, 75% acessam ao menos uma vez por dia, e interagem com empresas que usam a plataforma da rede social como veículo para propagar a imagem da marca.

Sobre o processo de compra, o estudo também identificou índice de confiança elevado entre amigos e familiares no momento de indicações de produtos – 72% discutem sobre mercadorias nas redes sociais durante o processo de compra on-line.  Enquanto, 12% dos entrevistados afirmam ter comprado ao menos uma vez diretamente pelo Facebook.

Os entrevistados que já realizaram compras pela rede social afirmaram que o conteúdo postado pelas marcas faz diferença, assim como, para eles, existem tipos de produtos ou segmentos mais propícios para a compra social, diferente dos que lideram o ranking do e-commerce tradicional.

A pesquisa identificou ainda que as soluções para publicidade oferecidas pelo Facebook, atreladas à dinâmica social, permitem que os lojistas de nicho ou pequenos lojistas alcancem seu público com baixo investimento.

Outro dado relevante é que, 35% dos entrevistados que não compram no Facebook, não sabiam da existência desta possibilidade, e, portanto, nunca tiveram a oportunidade de ter essa experiência de compra.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (4)

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  1. clever disse:

    Desculpe, mas acho que esse dado de 12% já terem comprado pelo facebook muito fora da realidade; nem eu que sou acostumado a fazer compras online fiz esta ação, imagine as pessoas em geral que acessam o facebook. Pode ser que esse nicho de compras sociais deslanche mas aqui no Brasil, não acredito em uma taxa maior que 3% dos acessos totais…

  2. Leandro Munhoz disse:

    Bom dia!

    Concordo com a opinião do colega Clever de que 12% é muito e que não está bem definido. Gostaria muito de ter maiores informações para analisar mais a fundo, pois é um dado muito interessante a ser estudado.

    No meu caso (e meus clientes), ainda penso que o Facebook funciona como uma rede de relacionamento, mas o momento de compra ainda ocorre na LOJA VIRTUAL evidentemente!

    As pessoas estão na rede social para se relacionarem e compartilharem experiência com seus amigos e familiares!

    Elas podem comprar a partir de uma publicação, MAS eu realmente desejo ser convencido de que investir em uma loja virtual DENTRO DO FACEBOOK vai trazer um ROI m.a.i.o.r. que um trabalho de relacionamento para levá-los a loja externa.

    Penso dessa forma, mas estou aberto para discussões…

    Bom dia e sucesso a todos!

    http://www.eaglexmarketingdigital.com.br

  3. Sandro disse:

    A tendência é de crescimento, a medida que as pessoas descubram as potencialidades do facebook e as compras na plataforma.

  4. AGAraujo disse:

    De fato… mesmo pesquisando não encontrei nada sobre como esta estatisticas foram realizadas. Para mim ela está tendenciosa. Minha pesquisa, realizada apenas para fins profissionais, mostram que 0,5% das pessoas (cerca de 200) compraram diretamente no FB no último 1 ano. Além disso, todas as pessoas que eu conheço e que tem perfil no FB disseram NUNCA ter comprado. Como pode esta pesquisa indicar 12%? Ela não expressa a realidade, esta direcionada de alguma maneira.

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