20% ficam sem presente no Natal, diz pesquisa
Apesar dos esforços para atender a demanda de fim de ano, 20% dos e-consumidores de São Paulo e Belém que fizeram compras em dezembro estão descontentes com o serviço de entrega das empresas, por conta de avarias ou não recebimento de produtos, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Logística e Supply Chain (Ilos). “O porcentual de pedidos frustrados foi alto. Mostra que os sites devem ser mais cautelosos em relação ao tempo de entrega prometido e que a logística tem que evoluir nessa época de maior demanda”, diz a diretora de Inteligência de Mercado do Ilos, Maria Fernanda Hijjar.
O levantamento, que compara o nível de serviço de entrega de mercadoria nas cidades de São Paulo e Belém, com base em compras realizadas nos portais Walmart, Compra Fácil, Americanas, Ponto Frio, Ricardo Eletro e Magazine Luiza, também mostra que os paraenses foram os mais prejudicados por erros de logística: 57% dos pedidos extrapolaram o prazo prometido, 22% não chegaram até o Natal e 11% foram avariados. No total, 30% dos belenenses e 16% dos paulistanos ficaram sem presente no Natal.
Por outro lado, embora os compradores do estado do norte possuam maior dificuldade para receber suas encomendas, eles são os que mais desembolsam pelo serviço de transporte. De acordo com o relatório, enquanto em São Paulo os consumidores pagam em média R$ 4,6 pelo frete das mercadorias, em Belém este valor é mais do que o dobro, R$ 9,7.
A maioria (56%) das entregas enviadas para Belém foram despachadas pelos Correios, enquanto em São Paulo o serviço da estatal esteve presente em um terço dos casos.
Foram avaliados 120 pedidos, dos quais 74 tiveram confirmação de entrega até o Natal. Em janeiro, o instituto vai compilar os dados de todas as compras online para avaliar o tempo de entrega e atrasos.
Categoria: Pesquisas