3 em 10 acreditam que anúncios em mídias sociais não têm muita utilidade
3 em cada 10 consumidores norte-americanos acreditam que anúncios em sites de mídias sociais podem ser pouco ou nada úteis, de acordo com um estudo divulgado em dezembro de 2011 pela EpsilonTargeting. Dados do “2011 Channel Preference Study” indicam que apenas 13% acham que as propagandas em sites do gênero são um pouco ou muito úteis.
Facebook cresce como fonte de informação
Apesar dos sites de mídias sociais não serem percebidos como extremamente úteis para a publicidade, um número crescente de consumidores dizem que usam o Facebook para pesquisar informações sobre produtos ou opiniões de outros consumidores. Apenas este ano, a proporção chegou a 10%, acima dos 6% registrados em 2010.
No geral, a internet continua a ser o recurso mais importante para a busca de novos produtos e ideias, com 53% dos consumidores usando a web semanalmente para estes fins, enquanto 28% afirmam utilizá-la diariamente com este propósito. Em contraste, 37% relatam que assistem à televisão diariamente para obter informações sobre bens de consumo, queda de 14 pontos percentuais em relação aos 43% que afirmaram o mesmo em 2010.
Mais consumidores estão recebendo ofertas diárias
O estudo também mostra que 39% dos consumidores afirmam receber ofertas de sites de compras coletivas como o Groupon ou Living Social, enquanto cerca de um terço recebem estas informações todos os dias através de suas contas de e-mails. Além disso, 10% dos consumidores procuram ofertas em sites do gênero, enquanto 8% afirmam comprar algumas vezes ao mês, 3% semanalmente e 1% todos os dias. Por outro lado, apenas 6% afirmam enviar ofertas para seus amigos e familiares algumas vezes ao mês.
Uso de cupons móveis ainda é tímido
Entre os consumidores que usam seus telefones celulares diariamente, apenas 2% afirmam que recebem cupons todos os dias, enquanto outros 3% recebem ofertas de sites de compras coletivas com esta frequência. Embora o uso de cupons móveis sejam maiores entre os usuários de smartphones e de tablets, outra pesquisa publicada pela Prosper Insights Mobile revela que um em cada cinco usuários de smartphones e de tablets não deseja receber cupons em seus dispositivos. Já o e-mail é de longe o método mais popular de receber cupons móveis entre esses usuários
Categoria: Pesquisas