E-mails são eficazes para impactar o consumidor multicanal
E-mails estão se estabelecendo como uma importante forma para os varejistas interagirem com os usuários de aparelhos móveis e incentivá-los a comprar, de acordo com dois estudos publicados em Maio de 2012. Dados de uma pesquisa realizada pela Ipsos revela que, no mundo, 29% dos consumidores abriram e-mails informativos de varejistas em seus celulares, com essa proporção aumentando para 31% entre os consumidores com idades abaixo de 35 anos, 35% entre aqueles com alta escolaridade e 36% entre os empresários. Além de abrir e-mails, usuários de celulares também estão interessados em receber vale-presentes: uma pesquisa da eDigitalResearch conclui que mais da metade dos usuários de smartphone estariam muito interessados em receber vales em seus aparelhos.
Usuários de Smartphone estão receptivos a ofertas
A Pesquisa da eDigitalResearch ainda revela que 1 a cada 5 usuários de smartphone estaria muito interessado em receber ofertas especiais em seu aparelho, e 16% se mostraram bastante interessados em informações sobre vendas. Mais de um quarto também disse que seria agradável receber recomendações personalizadas, ofertas e avisos dos varejistas no momento que entrarem em suas lojas. Uma proporção semelhante prefere receber informações em casa, enquanto um quarto disse que estaria aberto a receber informações enquanto estão fazendo compras.
Entretanto, a marca faz a diferença: 1 em cada 5 usuários de smartphone disse que a sua abertura dependia da loja ou da marca que estivesse enviando.
Mobile Commerce se populariza
Os usuários de dispositivos móveis não estão apenas abrindo e-mails e recebendo ofertas, eles estão agindo através deles também. Entre os usuários de smartphone entrevistados pela eDigitalResearch, apenas 37% disseram nunca ter usado seus aparelhos para comprar, representando um declínio de 21% desde Junho de 2010 e uma queda de 12% desde o ano passado. De fato, 1 em cada 5 deles usam seus aparelhos atualmente para comprar em uma periodicidade mensal. Isso é um grande avanço desde 2010, quando apenas 13% usavam seu aparelho para comprar em sites de comércio eletrônico regularmente.
Outros dados importantes:
De acordo com a pesquisa da Ipsos, 29% dos consumidores relataram ter aberto e-mails informativos de lojas tradicionais em seus aparelhos celulares, sendo as donas de casa com alta renda as mais prováveis a abrir (39%). Os varejistas, entretanto, devem ter cuidado quanto ao momento de enviar seus emails. Segundo um estudo da Cellit, também publicado em Maio, há mais cancelamentos de e-mails durante os finais de semana. A média de cancelamentos para os varejistas inclusos nesse estudo foi 18 a cada mil mensagens enviadas em dia de semanas, comparados a 85 a cada mil mensagens enviadas em finais de semana.
Os resultados da pesquisa da eDigitalResearch sugerem que usuários de smartphone preferem comprar através de sites otimizados do que aplicações. 51% disseram ter comprado através de web sites, comparado a 45% que teriam comprado através de aplicativos.
Cerca de um quarto dos usuários de smartphone disseram estar usando aplicativos de celular em uma periodicidade semanal para comprar produtos.
Categoria: Pesquisas