Aumenta em 37% o tráfego a sites de Mobile Commerce na Europa
As compras através de aparelhos móveis está crescendo em ritmo acelerado em toda a Europa, principalmente no Reino Unido, mas ainda continua sendo uma atividade comercial praticada pela minoria. Em maio, o número de indivíduos localizados nos cinco maiores mercados europeus (França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido) que acessaram um site de varejo através de seus dispositivos móveis aumentou em 37% para 13,5 milhões em um ano, o que equivale a 5,8% de todos os proprietários de aparelhos móveis naquele continente, segundo um novo estudo da comScore.
O Reino Unido obteve um crescimento superior ao triplo da média europeia, com um aumento de 118% do tráfego a sites de mobile commerce oriundo de um dispositivo móvel. No geral, o estudo constatou que 9,2% de todos os possuidores destes dispositivos estão navegando em sites do gênero
Em 2010, as empresas de varejo online registraram um forte crescimento no número de visitas em sites de mobile commerce na Europa, impulsionado pelo grande consumo de smartphones, disse Jeremy Copp, vice-presidente de pesquisas móveis da comScore.
Copp também acrescenta que a tendência pode ser uma faca de dois gumes para as empresas, uma vez que além de oferecer um novo canal de vendas se torna mais fácil aos consumidores comparar preços em sites concorrentes.
A Alemanha registrou o segundo maior crescimento do tráfego em sites de mobile commerce na Europa, com um incremento de 45% entre todos os usuários móveis e 100% para os proprietários de smartphones. O crescimento por parte destes últimos também foi representativo na França.
O estudo da comScore também revelou que os sites projetados específicamente para os dispositivos móveis são mais populares que aplicativos. A exceção foi o Reino Unido, onde a proporção de proprietários de smartphones usando aplicativos para acessar sites de leilões (11,6%) foi maior que os 10% usando navegadores.
Entre as atividades mais populares realizadas em aparelhos móveis, o envio de SMS lidera com folga na Europa, com a adesão de 82% dos proprietários. Em segundo (31%), está o uso de aplicativos ou navegadores, 26% ouvir música, 20,7% acessar redes sociais ou blogs e 26% para jogar games.
Categoria: Pesquisas