E-Commerce não é o maior beneficiário pela prática do showrooming, aponta pesquisa
Embora os varejistas físicos apontem o canal on-line como o grande vilão para o fenômeno conhecido como showrooming, – no qual os compradores experimentam produtos em lojas físicas, mas finalizam a compra em outro lugar, pelo fato de encontrar um produto ou preço mais atraente -, a verdade é que estes comerciantes devem olhar para o vizinho que está ao seu lado, sugere o estudo feito pela ClickIQ, que analisou o comportamento dos consumidores que utilizaram seus dispositivos móveis durante a compra em uma loja física para pesquisa de produtos e, de fato, finalizaram em outro estabelecimento.
A pesquisa aponta que os sites de varejo não são os maiores beneficiários deste tipo de comportamento. Dentre os consumidores que praticaram o showrooming na Best Buy, por exemplo, 20% acabaram realizando suas compras em uma loja da Target, o dobro da proporção que preferiu a Amazon.com (10%), enquanto 10% optaram pelo Walmart.
Da mesma forma, entre aqueles que pesquisaram na Target, 14% finalizaram suas compras no Walmart, 13% na Amazon e 7% na Best Buy. No entanto, o estudo enfatiza que é possível haver outros fatores a serem analisados aqui, considerando que a pesquisa não especifica o período de tempo entre a pesquisa na loja e a eventual compra do produto.
A pesquisa mostra ainda que dentre os 24% dos que afirmaram preferir adquirir os produtos por meio do canal on-line, 65% garantiram que o principal motivador para essa decisão no momento da compra é o fato de não pagar impostos sobre as vendas.
Os dados do levantamento foram coletados em uma pesquisa junto a 1.000 consumidores norte-americanos de 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013. Os resultados possuem margem de erro de 5%, para mais ou para menos, a um nível de confiança de 95%.
Categoria: Pesquisas