O que fazer sobre o showrooming? – Parte I
O showrooming é um fenômeno que tem influenciado as vendas virtuais e atraído consumidores. Basicamente, showrooming, caracteriza-se pela visita do consumidor à loja física para ter contato com o produto, e em seguida a negociação é feita virtualmente, onde os preços são menores.
Segundo infográfico da WisePricer, 1 em cada 5 consumidores norte-americanos praticam showrooming; o que já chama a atenção do e-commerce nacional, devido sua influência e aceitação. Vejamos alguns motivos que levam os consumidores a praticar o showrooming:
47% dos consumidores preferem o e-commerce, pois mercadorias online têm frete grátis;
27% já planejam obter a mercadoria via internet; só vão à loja física para firmar a certeza;
21% alegam que na loja física sempre há itens fora de estoque, o que não ocorre com tanta frequência no e-commerce;
18% preferem comprar virtualmente, pois os produtos têm desconto no e-commerce;
16% dos consumidores optam por comprar online, desde que os produtos não tenham taxas;
6% compram online, pois a política de troca online é melhor do que a física.
O grande segredo do showrooming, no entanto, é a precificação. A estratégia é boa e motivadora para o e-commerce, desde que as condições de pagamento online sejam vantajosas em comparação à negociação física. Confira nos próximos posts, outros aspectos do showrooming e o que fazer sobre esta novidade.
Sucesso!
Categoria: Cases