Comércio em Tablets representa 3,2% do e-commerce nos Estados Unidos

| 28/05/2012 - 09:34 AM | Comentários (1)

Com a previsão de que mais de 60 milhões de estadunidenses devam possuir algum tablet até o final deste ano, os varejistas da web esperam que, cada vez mais, suas receitas sejam impactadas pelo uso desse aparelho. Um estudo da Shop.org em parceria com a Forrester Research comprova essa expectativa, mostrando que 49% das empresas declararam que o tíquete médio das compras realizadas através de tablets supera o valor médio dos pedidos realizados em computadores tradicionais. A referida pesquisa ocorre anualmente, entrevistando, neste ano, 59 empresas.

O estudo revela que, em 2011, o percentual de vendas através de tablets e de smartphones, em relação ao total movimentado pelo e-commerce, correspondeu a 3,2% e 1,5%, respectivamente.

Para o diretor executivo da Shop.Org, Vicki Cantrell, os dispositivos portáteis são a solução ideal para os varejistas que precisam promover suas marcas em um mercado tão competitivo como o comércio eletrônico, gerando oportunidades para aumentar as vendas e criar uma experiência de compra envolvente e conveniente ao consumidor. Cantrell, também diz que a participação dos smartphones nas vendas pela internet deve se estabilizar, enquanto o comércio através dos tablets deve continuar modificando a maneira pela qual os varejistas atraem a atenção dos clientes, sejam novos ou atuais.

E-mails e motores de busca são os principais drivers de m-consumidores

O estudo também aponta que o e-mail marketing e os motores de busca ainda são os principais condutores de tráfego de usuários de smartphones ou tablets a sites de e-commerce, citados por  8 em cada 10 varejistas. Além disso, os comerciantes entrevistados revelaram que, em média, 20% dos e-mails abertos em alguma campanha são vistos em dispositivos móveis.

Códigos QR tornan-se populares

Os códigos QR (modalidade de códigos de barra bidimensional) tornaram-se elementos cada vez mais imprescindíveis para o mobile marketing, tanto em plataformas de e-commerce quanto em anúncios externos. Assim, 75% afirmaram disponibilizar ao cliente essa tecnologia 2D, além de outras opções de códigos de barra. Tanto para as empresas com menos de 10 milhões em receita anual quanto para as com mais de 100 milhões, os códigos QR foram a ferramenta de mobile marketing mais utilizada.  As empresas que faturam pela internet entre 10 a 100 milhões preferem investir mais nos e-mails otimizados para os dispositivos móveis, com os códigos QR ficando na 2ª posição.

Comportamento do consumidor ainda é uma incógnita 

Embora seja notável a “revolução móvel” que se institui, os varejistas ainda estão se adaptando às mudanças que os dispositivos móveis refletem no comportamento dos consumidores em relação às compras – e, portanto, às iniciativas de marketing dos varejistas. Os comerciantes afirmam que, em média, 3,9% do montante investido em marketing digital, neste ano, foram dedicados à publicidade em dispositivos móveis, o que torna importante entender o comportamento desse consumidor.

De acordo com Sucharita Mulpuru, analista de e-commerce da Forrester Research, os varejistas têm se apresentado apreensivos ao investir mais em anúncios vinculados em aparelhos portáteis e em ações voltadas para promover o m-commerce, visto que o comportamento do consumidor e as transformações causada por estes dispositivos estão passando por um processo de mudança muito rápido. Segundo ela, o desenvolvimento do comércio eletrônico por meio de desktops e laptops também levou tempo para a adequação. Espera-se, no entanto, que as empresas ampliem seu orçamento para o mobile marketing, baseadas no fator de que esse canal possui aspectos únicos, como, por exemplo, o envio automático de mensagens de acordo com a localização do usuário.

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Categoria: Pesquisas

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Comentário (1)

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  1. Wilson Cunha disse:

    Será que estes percentuais também são realidade aqui no Brasil?

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