Quatro tendências para o mobile marketing em 2016
Poucas coisas tiveram um impacto tão grande na forma como nós vivemos, trabalhamos, nos divertimos e socializamos como os dispositivos móveis. Desde enviar e-mails, até fotografar e servir como GPS, ninguém teria previsto que uma pequena peça evoluiria tanto a ponto de se tornar parte integrante do nosso estilo de vida.
Mas assim como os dispositivos móveis evoluíram, o mesmo ocorreu com o mercado e as ações de marketing. E para 2016, essa tendência continuará se fortalecendo. Um levantamento realizado pela consultoria especializada GSMA prevê que o Brasil termine este ano com 42 milhões de conexões 4G, um aumento de 87% em relação ao ano passado. Esse número representaria 15% do total da base ativa esperada, que será de 278 milhões de acessos (incluindo telefonia 2G e 3G).
Especialistas apontam que o avanço da tecnologia permitirá que as marcas conheçam melhor o seu consumidor e pratiquem ações mais direcionadas. E tudo isso passará pelos dispositivos móveis. Veja abaixo quatro tendências que devem impactar o mobile marketing em 2016:
Conversão e geolocalização
As marcas devem observar com bastante atenção as estratégias que visem à conversão por meio do mobile, avalia Thiago Bacchin, CEO da Cadastra, agência digital especializada em performance. “As estratégias devem estimular a conversa e a conversão por meio do mobile, melhorando a experiência do consumidor com as marcas”, afirma Bacchin. “Além disso, deve acontecer um aumento de campanhas geolocalizadas, ou seja, com base na posição física do usuário, combinadas com outras variáveis”, complementa.
Usabilidade no mobile
O design no dispositivo móvel sempre foi um desafio. Deixá-lo intuitivo e responsivo para o usuário na tela pequena deve se tornar ainda mais fundamental, e deve ser explorado e evoluído em 2016. Para Wellington Sousa, gerente de Marketing da All In, braço especializado em marketing digital da Locaweb, novas funcionalidades devem ser criadas nesse sentido. “Alguns produtos já foram lançados e outros ainda estão em fase final de desenvolvimento, como Push Campaign e o Templatize, criador de templates que possibilita que o profissional de marketing elabore campanhas multi-device com o mesmo visual”, aponta o especialista.
Mobile Commerce
De acordo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), cerca de 30% das compras em lojas virtuais em 2016 serão feitas por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets). A parcela representa 57,2 milhões de compras, dentro de um mercado que deve movimentar R$ 56,8 bilhões até o fim do ano, segundo a entidade. Esse nicho deve movimentar as ações no mobile marketing. “Para as empresas que buscam performance, como gerar leads e vendas, o investimento em dispositivos móveis cresce acompanhando a evolução do comportamento mobile dos consumidores”, avalia Bacchin, da Cadastra.
Instagram e Snapchat
As duas principais redes sociais que devem chamar a atenção das marcas para seus consumidores. No Instagram, campanhas já estão sendo feitas e devem se intensificar em 2016, enquanto as marcas passam a entender melhor o potencial. A mesma coisa deve acontecer com o Snapchat. O potencial dessas redes sociais de compartilhamento de foto é tremenda e está diretamente atrelada ao comportamento dos usuários nos dispositivos móveis. As marcas não ficarão de fora dessa tendência.
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