Conheça as quatro etapas essenciais para transformar dados em soluções
A BSA | The Software Alliance divulgou no último dia 27, o estudo global “Qual é o ‘x’ da questão com relação a dados?”. O material fornece exemplos interessantes de como as pessoas estão melhorando suas vidas todos os dias com as respostas provenientes dos dados, além de listas as quatro etapas necessárias para transformar dados em respostas para problemas do cotidiano.
Conheça as quatro etapas essenciais para transformar dados em respostas
Coleta/geração de dados
O volume de dados de negócios no mundo, entre todas as empresas, dobra a cada 1,2 ano, mostra o estudo BSA. A “Internet das Coisas”, que traz inúmeros dispositivos conectados à Internet e ao mundo à nossa volta, é exemplo de avanço na geração de novas informações, cada vez mais sob medida. Estima-se que 50 bilhões de dispositivos equipados com sensores poderosos estarão conectados à Internet em 202016
Armazenamento de dados
Tecnologias de nuvem – que permitem que dados sejam armazenados em locais remotos e acessados por diversos dispositivos – reduziram drasticamente o preço do armazenamento de dados, fazendo com que dados não precisem mais ser excluídos após o uso inicial para dar espaço a novos dados. Investir nesse tipo de recurso é importante.
Análise de dados
Reportagem do New York Times indica que cientistas passam de 50% a 80% de seu tempo preparando dados digitais desorganizados para que eles possam ser explorados em busca de conteúdo útil. É preciso utilizar bancos de dados cada vez mais ricos e algoritmos de estatística cada vez mais avançados, além de ferramentas de analítica de software que nos permitem explorar verdadeiras montanhas de dados para encontrar “pepitas de ouro de informação. Afinal, dados só tem valor quando são compreendidos.
Transformação e conversão de dados
Novas maneiras de transformar dados geram planos melhores, projetos de qualidade superior e decisões mais inteligentes. Por exemplo, o número de pesquisas em medicina é tão grande hoje que é praticamente impossível para um médico se manter atualizado em relação a novos avanços, muito menos interpretar dados dos pacientes em tempo real. Por isso, os hospitais estão implementando sistemas de apoio a decisões clínicas. Basicamente, são sistemas de software que analisam dados de diversas fontes para ajudar a fazer diagnósticos mais rápidos e confiáveis em um complexo ambiente de dados – comprovando-se benéfico em mais de 70% dos casos.
Categoria: Pesquisas