Como o Big Data pode transformar o seu e-commerce?
“Dados é o novo petróleo”. A informação se tornou algo tão valioso no universo virtual que é capaz de tornar uma empresa um verdadeiro sucesso, simplesmente a partir do conhecimento de seu público alvo.
Diante dessa realidade, o Big Data surge como uma ótima solução para auxiliar na coleta e no armazenamento desse grande volume de dados e direcionar a operação de forma mais eficiente, objetiva e rentável. Sendo alguns dos benefícios:
• Conhecer melhor os clientes;
• Oferecer novidades com base em análise de tendências;
• Enviar recomendações personalizadas;
• Identificar o comportamento do cliente para abordá-lo no momento certo;
• Conceder a melhor experiência de compra, com a personalização do atendimento.
Nesse sentido, entre os principais dados a gerenciar estão o volume de compra, o ticket médio, a sazonalidade de produtos e os padrões de comportamento do cliente. Mas, por onde começar?
Algumas ferramentas de análise estão disponíveis gratuitamente, como o Google Analytics que registra as informações de navegação do consumidor. É válido iniciar esse armazenamento de dados, mesmo que de forma simples no começo. A questão não é que você está coletando grandes quantidades de dados, mas sim o que você fará com tais informações.
Informação é poder! Por isso, considere as vantagens do Big Data na busca de soluções para o tratamento e a análise dos dados dos consumidores. O destaque diante da concorrência será maior e mais preciso para a tomada das decisões estratégicas, aumentando as possibilidades de sucesso do seu negócio.
Boas vendas!
Categoria: Cases