Crise aumenta preocupação com preço, aponta pesquisa

| 15/03/2016 - 14:24 PM | Comentários (0)

atendimento-ao-consumidor

Priorizar as lojas com as quais já teve boas experiências – o que engloba ter um bom atendimento, uma boa relação custo X benefício e receber o produto dentro do prazo – é o que o consumidor mais leva em consideração no momento de escolher a loja onde vai comprar online. Mas a grande surpresa da pesquisa realizada com 30 mil pessoas pelo Zoom, site comparador de preços e produtos, em parceria com a Consumoteca, é a mudança do consumidor em relação ao preço. Em 2013, a preocupação com o preço era a última prioridade, apontada por apenas 19% dos consumidores. Esse ano passou para segundo critério de compra, escolhido por 37% dos entrevistados. Além da crise econômica, a profissionalização do setor de e-commerce fez com que os consumidores se sentissem menos receosos na hora de comprar online sendo possível priorizar outros temas, como o preço.

O estudo pediu que os respondentes escolhessem até 3 critérios que levavam em consideração nas suas compras online. As opções disponíveis eram: “priorizo as lojas onde já tive boa experiência”, “preço/busco pelo produto mais barato”, “priorizo as grandes lojas”, vejo se tem reclamações em sites como o Reclame Aqui”, “confiança na entrega” e “avaliação de outros consumidores”.

A importância de comprar nas grandes redes varejistas também cresceu, passando de 24% em 2013 para 36% nesse ano. “Provavelmente devido ao fato de representarem as boas experiências dos consumidores. Por outro lado, aqui no Zoom o cliente pode comparar preços tranquilamente, pois todas as lojas parceiras passam por um crivo antes de entrar. Por serem todas confiáveis, o consumidor pode priorizar o melhor preço”, analisa Thiago Flores, diretor executivo do Zoom.

O executivo chama a atenção para o fato de que o número de reclamações em sites como o Reclame Aqui está ganhando importância, já que em 2013 representava 27% e agora 33%, provando que os consumidores estão mais antenados.

Outro dado curioso da pesquisa é que 68% dos entrevistados pertencem às classes A e B. “Os dados mostram claramente que a comparação de preços e a preocupação em economizar estão cada dia mais presentes na vida dos brasileiros, atingindo até as classes mais abastadas”, avalia Flores.

grafico-zoom

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.