Black Friday: Você está preparado para comprar?

| 27/11/2013 - 07:11 AM | Comentários (0)

e-consumidor

O cenário do comércio eletrônico brasileiro é muito favorável. Segundo pesquisa recente, realizada pela A. T. Kearney, o varejo online brasileiro é o oitavo mais promissor do mundo e nossa prática de consumo bem desenvolvida é um fator positivo para esse momento. Diante disto, existem diversos movimentos que ajudam a trazer mais consumidores para o ambiente online, oferecendo comodidade da entrega em casa e preço mais baixos, como o Black Friday.

Iniciado no Brasil em 2010, o objetivo da data é oferecer uma verdadeira “Liquidação Virtual” para os consumidores, com descontos de até 90% em uma série de produtos, e serviços. A confiança do mercado é tanta que, somente para a edição deste ano, a e-bit estima que as vendas cresçam 60% em relação ao ano passado e alcancem um faturamento de R$ 390 milhões, impulsionado pelo setor de Moda.

Fato é que, tomadas as grandes proporções do Black Friday, o mercado ainda não encontrou um ponto de equilíbrio, que agrade compradores e vendedores. A última edição foi marcada por muitas reclamações de clientes – cerca de 8 mil, de acordo com o Reclame Aqui – e grandes empresas sendo notificadas pelo Procon, sendo acusadas de maquiar os preços.

Dessa forma, com o que o consumidor deve tomar cuidado para aproveitar as promoções do Black Friday e ter a melhor experiência de compra? Hoje, dispomos de diversos serviços que nos protegem, basta estarmos atentos para algumas questões importantes:

Pesquise se o site em questão não está na blacklist do Procon: O Procon mantém uma lista de lojas virtuais não recomendadas para realizar compras. Consulte esse material e verifique se não há nenhuma irregularidade (acesse aqui). O site deve informar seu CNPJ, telefone, e-mail de contato e endereço, na página principal (normalmente no rodapé);

Consulte os sites de reclamações: Portais como o Reclame Aqui praticam um serviço positivo aos consumidores, pois permitem que eles avaliem o serviço de uma empresa, dizendo quais os problemas enfrentados;

Selos de segurança (cybersource, site blindado, e-bit., etc): Diversas empresas fornecem selos de qualidade, que medem a eficiência e legitimidade das ofertas ali especificadas. Veja se o site escolhido para realizar sua compra possui alguma chancela específica;

Prazo de entrega grande demais é suspeito (> 60 dias): Fique atento aos prazos de entrega estipulados pela loja virtual. Se o prazo for muito grande, em torno de 6 a 8 semanas, pode significar que o produto está sendo importado;

Preço muito abaixo do mercado é suspeito (< 50% da média): Cuidado! Assim como prazo grande de entrega, fique atento aos sites que cobram preços muito abaixo da média e evite realizar compras lá. Não leve somente o preço em questão;

Entre em contato com o SAC da empresa: Atualmente, as lojas virtuais possuem diversos canais de comunicação, seja e-mail, redes sociais ou atendimento online, que funcionam 24h por dia. Empresas que não possuem esse serviço devem ser reconsideradas;

Desistência do produto: As empresas de e-commerce utilizam plataformas de pagamento para receber o valor correspondente ao produto comprado. Caso opte por não querer mais o produto adquirido antes de recebê-lo, você tem até 7 dias para cancelar o pedido e receber seu dinheiro de volta, isso porque o valor fica retido nas empresas de pagamento, justamente para situações como essa.

Em suma, a palavra que deve ficar na mente do consumidor é: “Pesquise”. Antes de comprar, tire todas as suas dúvidas, pesquise preços e evite fraudes.

Boas Compras!

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Categoria: Cases

Sobre Paulo Abreu: Paulo Abreu é diretor de risco da Akatus, empresa especializada em pagamentos on-line. Ver mais artigos deste autor.

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