Dados sobre o E-Commerce em áreas rurais brasileiras
O comércio eletrônico brasileiro fechou 2008 superando estimativas apesar de todos os rumores de crise que atingiu a economia mundial. Dados da consultoria e-bit, divulgados em março, mostram que 13,2 milhões de brasileiros compraram pela web em 2008, um crescimento de 37% quando comparado ao ano 2007.
O estudo publicado em abril, pela CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), mostra que o comércio eletrônico brasileiro atingiu durante o ano de 2008, 5% da população que reside em áreas rurais e 13% da população que vivem nas grandes cidades.
O Agronegócio Brasileiro atua hoje como a grande força econômica do país, responsável por 1/3 de todo o Produto Internacional Bruto (PIB), o agronegócio é o setor da economia responsável pelo superávit da balança comercial brasileira nos últimos anos. Um estudo feito pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, verificou que o Brasil possui 60 milhões de hectares ocupados com algum tipo de cultura, e 300 milhões de hectares ainda disponíveis para uso.
Para Pedro Quissack, coordenador comercial da Tray Sistemas, atualmente o agronegócio nacional migrou do campo para atuar também junto a outros setores. A internet torna-se então uma poderosa ferramenta quando aplicada ao agronegócio. “Hoje a tecnologia já faz parte da rotina dos trabalhadores rurais. Softwares para o controle dos rebanhos na tela de um telefone celular, sistemas para irrigação de uma propriedade, controlados por computador, além de maquinários agrícolas sofisticados que podem ser comprados e vendidos em pouco tempo sem deslocamento”.
“Percebemos que o agronegócio é terreno fértil para o desenvolvimento do comércio eletrônico. Alguns exemplos bem sucedidos já se destacam no mercado, oferecendo serviços de classificados e até mesmo a venda de insumos agrícolas pela internet. Caso de sucesso recente é a venda de Sêmen bovino pela web. Mercado de luxo da pecuária, o comércio de genética bovina movimenta valores anuais assombrosos”, comenta Quissack.
Segundo Quissack, ignorar o potencial do agronegócio significa abrir mão de um grande mercado para a evolução do comércio eletrônico. O setor está recheado de empreendedores com grande visão empresarial, que munidos das ferramentas adequadas podem criar grandes histórias de sucesso. “O e-commerce tende a ser um facilitador neste processo, com a popularidade de acesso a internet no mundo global, o mercado virtual surge como uma alternativa de atingir novos mercados dentro e fora do país.” conclui.
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