Consumidores querem E-Commerces multicanais, diz estudo

| 06/09/2011 - 10:04 AM | Comentários (0)

As mídias sociais e móveis estão influenciando e incentivando os compradores de modo dramático na Europa, que por sua vez estão levando as empresas a interligar todos estes canais.

Segundo um estudo da IBM European, sobre o comportamento de compras dos consumidores, 51% dos adultos usuários da internet afirmaram que compraram através de telefones móveis, e 67% consideram muito importante a possibilidade de poder realizar uma ordem de compra através de um dispositivo móvel. A pesquisa também mostrou que estes aparelhos são eficientes em prover oportunidades de receitas adicionais através de promoções e ofertas de última hora.

Aproximadamente 70% dos entrevistados afirmaram considerar importante ou muito importante a possibilidade de comparar preços através de seus dispositivos móveis, enquanto 38% e 27% respectivamente gostam de receber cupons de desconto e ofertas especiais pelo seu aparelho móvel.

O estudo da IBM afirma que os canais móveis são cada vez mais vistos como parte do varejo multicanal e social, com 38% dos entrevistados demandando a possibilidade de revisar e alterar os itens de seus carrinhos de compras em um momento posterior e através de outros dispositivos como os seus computadores domésticos, além de um uso das mídias sociais de maneira cada vez mais sofisticada, pesquisando produtos, preços, promoções e pontos de vista de outros consumidores antes de finalizar sua decisão.

“Está claro que o telefone móvel não é mais apenas uma tela de visualização ou um catálogo digital, pois há uma aceitação cada vez maior de se comprar através do celular”, afirmou David Hogg, chefe do setor de soluções regionais da IBM. “Assim como conectar os consumidores aos seus canais preferidos, varejistas também precisam ter meios de gerir eficazmente seu fornecimento e rede de parceiros para garantir que os produtos estejam disponíveis na hora e lugar certos para atendimento das demandas dos consumidores”, concluiu Hogg.

A pesquisa anual de consumo da IBM entrevistou 4000 adultos de 16 a 64 anos residentes do Reino Unido, França, Alemanha e Itália. 50% deles utilizam redes sociais para auxiliá-los em suas decisões de compras e são propensos a seguir nelas algum varejista, enquanto 35% afirmara usar plataformas de mídia social para ler as opiniões e classificações de produtos e serviços.

Além disso, 25% dos entrevistados pensam ser importante a capacidade de usar redes sociais para auxílio de suas decisões de compras. Deste mesmo grupo, 57% afirmaram que o motivo mais provável para seguir um varejista em uma rede social e para receber promoções ou cupons de descontos de seus produtos.

A boa notícia para os varejistas tradicionais é que o estudo mostra que 40% dos entrevistados ainda compram o produto final de dentro de uma loja, comprovando que o e-commerce além de atingir novos consumidores aumenta as vedas em unidades físicas.

“As mídias sociais fornecem uma nova janela através do qual varejistas podem entregar uma experiência mais personalizada das marcas por dentro de todos os canais de vendas” afirmou Hogg. “Ao aproveitar a análise do cliente em tempo real através das mídias sociais, varejistas poderão proporcionar ofertas de marketing personalizadas com base no perfil de compras dos clientes, suas preferências e decisões, ajudando os varejistas a maximizar suas receitas”.

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Categoria: Pesquisas

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