E-commerce terá pouca influência nas vendas de lojas físicas, dizem varejistas

| 17/05/2013 - 14:14 PM | Comentários (0)

chart

© pressmaster – Fotolia.com

A maioria dos varejistas acredita que os seus sites de e-commerce terão papel pouco relevante como condutores de vendas para suas lojas futuramente. No entanto, acreditam que este canal será bastante eficaz para direcionar tráfego, é o que apontam os resultados apresentados pela pesquisa da RSR – The Relevant Store in the Digital Age.

De acordo com o levantamento, praticamente todos os varejistas consideram que o e-commerce possui muito (58%) ou algum (38%) valor na condução de tráfego para lojas, enquanto 87% reconhecem que smartphones possuem muito (50%) ou alguma (30%) relevância neste aspecto, apesar de todo o temor com a prática do showrooming.

Outros canais digitais apontados pelos lojistas como importantes para a condução de tráfego de clientes são os sites e aplicativos móveis, com 88% da opinião dos entrevistados, e o e-mail marketing, com 91%. Por outro lado, as redes sociais são os canais em que os varejistas apresentam menos confiança no potencial em trazer clientes – 84% ainda enxergam muito (33%) ou algum (51%) valor nas mídias sociais para esta finalidade.

Se tratando especificamente da condução de vendas para as lojas físicas, os varejistas se mostraram menos convencidos sobre o valor de suas lojas on-line, classificando-as abaixo de sites e aplicativos móveis e smartphones. Para 35% dos participantes, os sites e aplicativos voltados para aparelhos portáteis possuem muito valor na condução de clientes nas vendas em lojas físicas, enquanto os smartphones são ferramentas muito importantes para 33%, e, apenas 25% consideram o e-commerce com muito potencial.

O estudo também ressalta que as redes sociais e o e-mail são ainda menos relevantes neste aspecto, reforçando o entendimento de que os consumidores são mais propensos a se envolverem com apps ou sites mobile dentro das lojas do que em redes sociais ou email.

Tags: , , ,

Categoria: Pesquisas

Sobre E-Commerce News: Fundado no ano de 2009, o E-Commerce News é um site projetado para profissionais de todas as áreas, interessados nos mais recentes conteúdos sobre o e-commerce no Brasil e no mundo. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Agência Especializada
 
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.