Estudo da TCS aponta panorama sobre CIOs do varejo no mundo inteiro
Com o intuito de avaliar a preparação dos CIOs do varejo, a Tata Consultancy Services (TCS) elaborou um estudo, mapeando tendências e comportamentos desses profissionais no mundo inteiro. O resultado mostra que os CIOS do setor varejista apresentam o potencial necessário para serem agentes de inovação e impulsionar o crescimento do negócio.
Para realizar a pesquisa, a TCS contratou a Forrester Consulting, empresa especializada em estudos de negócios, tecnologia e mercado. Por meio de entrevistas minuciosas com executivos de alto escalão e de TI de empresas de varejo internacionais, foi constatado que o potencial dos CIOs para adotar tecnologias disruptivas é, na maioria das vezes, dificultado pela falta de recursos e alinhamento corporativo. Isso é ilustrado pelo fato de que quase dois terços (64%) dos varejistas de presença mundial consideram a redução de custos como o principal foco para os próximos anos, quando apenas dois quintos (38%) citou a inovação.
Para Pratik Pal, presidente da unidade de Varejo, CPG, Viagens, Transporte e Hotelaria da TCS, os CIOs do varejo se encontram em uma posição única para superar silos operacionais e tornarem-se verdadeiros agentes de mudança: “Eles estão preparados para expandir seu papel de liderança no novo mundo dinâmico do varejo ao encabeçar a agenda digital e da inovação”, salienta. Os CIOs do setor varejista também acreditam que as tecnologias disruptivas, como mobilidade, mídias sociais, nuvem e Big Data continuarão a transformar radicalmente o status quo do setor varejista, ainda que eles não possuam equipe e nem estrutura adequada para tirar o máximo proveito disso.
A pesquisa também elucidou que a principal prioridade dos executivos do comércio varejista continua sendo o aumento da receita, com a preferência de 87% dos entrevistados. Entretanto, outras prioridades citadas variam de acordo com a região do mundo: “Enquanto nos Estados Unidos a redução de custos é o principal objetivo, na América Latina a grande prioridade é aumentar a capacidade de provocar mudanças”, destaca Ankur Prakash, COO da TCS para América Latina.
Concernente à tecnologia móvel, os CIOs planejam implementar uma série novidades móveis, como sensíveis ao contexto (32%), pagamentos móveis (28%), sinalização digital (24%) e POS móvel (22%) na liderança. Os CIOs do Reino Unido são líderes mundiais na implementação de formas de pagamento para dispositivos mobile (73%), enquanto que, na Alemanha, 60% dos varejistas ainda apresenta uma certa relutância em apresentar planos para tecnologias móveis. Já em Big Data, 68% dos CIOs revelaram que coletam dados de seus consumidores, mas que não estão extraindo todo o valor dessas informações. Apenas 47% têm investido em análise multicanal – uma tecnologia importante que permite obter percepções multicanal e aumentar a capacidade da empresa de alcançar os consumidores de forma eficaz através de seu canal de escolha. Além disso, apenas um quarto (25%) dos varejistas planeja investir em análises de big data para dar suporte ao atendimento ao cliente.
Quatro em cinco (80%) varejistas estão tirando proveito das mídias sociais para vendas e marketing, principalmente com finalidade de atender clientes e recrutar pessoal. Contudo, quase metade (46%) dos varejistas planeja estabelecer um elo entre P&D e o desenvolvimento de produtos com as percepções obtidas nas mídias sociais nos próximos três a cinco anos – destravando o desenvolvimento de produto voltado ao cliente. As empresas canadenses estão muito à frente de outros países/regiões, com 67% delas já tirando proveito das mídias sociais para P&D.
A escassez de talentos específicos foi elencada como um dos principais obstáculos na implementação de estratégias de tecnologia crítica. Dois terços (67%) dos varejistas pesquisados consideram atrair e reter talentos como um desafio extremamente importante para os próximos três a cinco anos. Na área de mobilidade, em especial, um terço (34%) relata enfrentar dificuldades para obter os talentos necessários. Da mesma forma, quatro em cada dez CIOs buscam soluções de SaaS (39%) e são obrigados a suprir os parceiros externos com expertise na tecnologia móvel (igualmente 39%), visando oferecer suporte às equipes internas enquanto desenvolvem estratégias e aplicações móveis.
Categoria: Pesquisas