Gerenciamento de estoque cross-channel é o próximo desafio dos varejistas em Omni-Channel, afirma pesquisa

| 09/12/2014 - 11:57 AM | Comentários (0)

warehouse

A hybris, empresa da SAP e provedora de  plataforma para comércio, anunciou hoje uma pesquisa realizada pela RSR, que destacou os desafios que varejistas  enfrentam em suas transições para o próximo passo do comércio omni-channel. Com o título “Omni-Channel Retail 2014: Double Trouble”, a hybris foi  responsável pela pesquisa, que contém análise de tendências de negócios,  oportunidades e desafios organizacionais relacionados às estratégias omni-channel dos varejistas. De acordo com o estudo, o principal desafio que, atualmente, os varejistas enfrentam para atingir o próximo nível de comércio, é o da implementação apropriada de gerenciamento de pedido e estoque, que tem ultrapassado o gerenciamento de dados. Resultados mostram  que para 93% dos varejistas, o sistema com visibilidade total  do estoque é  a principal demanda para ter uma estratégia omni-channel, e cerca de apenas 45% consegue ter esta capacidade. Complementando, 39% fazem isso pela sincronização de sistemas por todos os canais.

O estudo explora o impacto da nova realidade de compras, em que os  consumidores esperam realizar sua experiência de compra no ambiente digital, ou melhorar sua experiência na loja física com a mobilidade digital.

A pesquisa Omni-Channel Retail 2014: Double Trouble alerta sobre três pontos:

– Os vencedores do varejo desenham uma experiência digital com objetivo duplo de transacionar mais vendas no ambiente digital e endereçar mais vendas nas lojas físicas;

– A execução do Omni-Channel tem se tornado a principal prioridade para os varejistas; 53% querem permitir aos consumidores comprar, receber ou devolver um produto pelo canal de sua escolha;

– Agilidade no atendimento dos pedidos exige mudanças nos sistemas operacionais e processos para suporte eficiente das expectativas dos consumidores em qualquer lugar e a qualquer hora.

A pesquisa também mostra que os varejistas que se destacam no mundo omni-channel reconhecem que os universos físicos e digitais são conectados e essa compreensão é a chave para alavancar os ativos – independente de como os clientes decidem engajar. Os varejistas que reconhecem esse potencial já buscam melhorias operacionais em todos os canais para aproveitar as oportunidades de entrega no omni-channel.

“A inegável tendência dos clientes de utilizarem caminhos complexos de compra tornam o conceito de único ‘canal de venda’ altamente irrelevante”, afirmou Stefan Schmidt, Vice-Presidente de Estrategia de Commerce & Cloud  da hybris. “Como mostra a pesquisa, os varejistas que falham em oferecer uma experiência única entre os canais digitais e físicos estarão em desvantagem em relação aos que oferecem essa experiência entre os canais digitais e físicos, e possibilitam que os consumidores comprem produtos por qualquer canal. No entanto, os varejistas devem ter processos amplos nas empresas, para assegurar que atenderão as promessas feitas aos clientes”.

Os varejistas estão trabalhando duro para atender o cliente da mesma forma por todos os canais. Enquanto no início o foco era juntar dados para obter “uma visão única do cliente”, a pesquisa mostra que agora isso foi estendido, a fim de obter mais flexibilidade na cadeia de suprimentos, pois  os varejistas olham para o fechamento de todo o ciclo, para entregar uma  melhor experiência ao cliente.

No entanto, conforme os varejistas procuram expandir suas estratégias de merchandising na loja para atender a promessa de uma experiência completa de  omni-channel, dois fatores-chave nas organizações têm dificultado os  esforços; 44% dos respondentes da pesquisa confirmaram que ainda estão  inaptos a integrar o estoque e o gerenciamento de pedido em todos os canais,  enquanto para 42% falta uma visão consolidada do cliente por todos os  canais.

“Alinhar e fortalecer a cadeia de suprimentos para expandir a mentalidade ‘always on’ por todas as áreas da experiência de compra é a próxima  prioridade dos varejistas que já enfrentam um desafio duplo de entrega para  o consumidor final e para empresas”, comentou Nikki Baird, Gerente e  Parceiro da RSR Research. “Conforme os varejistas focam em modificar seus sistemas operacionais e processos para eficiência e suporte de compras em qualquer hora e lugar, a empresa ganha uma visão ampla dos clientes, e o gerenciamento do estoque é essencial para começar a mensurar a operação e atender as necessidades dos clientes por todos os canais que ele quer e  precisa”.

Varejistas que enfrentam esse desafio obterão a flexibilidade exigida para atender a demanda do cliente cross-channel com disponibilidade do estoque, independente do local físico.

A pesquisa RSR, patrocinada pela hybris, analisa os desafios que os varejistas enfrentam ao entregar uma experiência ao cliente omni-channel always on, e o que diferencia os varejistas ‘líderes’ dos ‘atrasados’. Uma pesquisa online conduzida entre Abril e Julho de 2014, obteve respostas de 83 varejistas qualificados, incluindo executivos sêniores e gerentes  (C-Level ou VP) e executivos médios (VP/Diretores/Gerentes), representando  empresas varejistas com receitas máxima de US$ 5 bilhões e mínima de US$ 50  milhões, e com presença na América do Norte (EUA e Canadá), América Latina,  Reino Unido, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico.

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Categoria: Pesquisas

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